Notícias

home » notícias

16 de Maio de 2018 às 10:45

Participe do Dia Nacional de Luta dos empregados da Caixa


Brasília - Os empregados da Caixa fazem neste 16 de maio um Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa. Em Brasília, o protesto será a partir das 8h em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde a Caixa realizará um megaevento que reunirá mais de 6 mil pessoas com tudo pago pelo banco.

#NãoMeConvidaramPraEssaFestaPobre

E às 19h será realizado um show-protesto em frente ao Estádio Nacional, para o qual o Sindicato convida todos os empregados que não foram chamados pela Caixa para o megaevento. “Continua muito atual a denúncia de um dos nossos maiores poetas, o Cazuza: ‘Não me convidaram pra essa festa pobre, que os homens armaram pra me convencer’. Mas o Sindicato convida para este ato os trabalhadores que foram excluídos do megaevento”, afirma o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Afronta

O Sindicato considera o encontro promovido pela Caixa uma afronta aos empregados. Isso porque, ao mesmo tempo que reduz despesas com o quadro funcional, a partir da imposição da nova reestruturação intitulada Programa Eficiência, a direção do banco financia com dinheiro público um evento dessa natureza - e para o qual ainda foi convidado o ilegítimo Michel Temer.

Questionada, a direção da Caixa declarou que o evento visa “cobrar mais resultados dos empregados”. Daí surge um novo questionamento: Mas como, sem empregados e sem a capitalização da empresa, barrada pelo Conselho de Administração a mando do Ministério da Fazenda?

Isso sem contar que a Caixa aprovou uma meta de lucro de R$ 9 bilhões para 2018, resultado que será alcançado graças a um corte de custos operacionais da ordem de R$ 2,6 bilhões. E boa parte desse enxugamento virá do fechamento de agências, conforme noticiado pela imprensa nesta terça-feira (15).

Ataques aos empregados e empregadas

O megaevento acontece num momento importante de luta do movimento sindical e dos empregados e empregadas contra a retirada de direitos, os descomissionamentos arbitrários, o bônus discriminatório, a verticalização das agências, a imposição do teto de gastos com o Saúde Caixa e todas as demais medidas que afetam os trabalhadores.

Em carta aberta encaminhada à direção da empresa, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE), que representa os bancários na mesa de negociação com o banco, reivindicam respeito e valorização.

Proteste!

Diante de tudo isso, o Sindicato convida os bancários a protestarem nas mídias sociais usando as hashtags

 #CaixaRespeiteoEmpregado e #DefendaACaixaVocêTambém.

Ao longo do dia o Sindicato vai publicar em suas redes sociais as manifestações dos bancários.

Renato Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas