Notícias

home » notícias

30 de Junho de 2016 às 07:00

Participação de bancários na consulta nacional da campanha salarial 2016 termina em 8 de julho

O principal propósito é ouvir a categoria em todo o país, para reafirmar desde o início o processo democrático e participativo da campanha salarial deste ano. Servirá de subsídio para a construção da pauta nacional de reivindicações


Crédito: Reprodução
Brasília - Seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) convoca a categoria bancária de todo o país a participar da consulta nacional sobre a campanha salarial 2016, que fica disponível até o dia 8 de julho. Na seção downloads do site www.contrafcut.org.br, os sindicatos e as federações podem disponibilizar formulário para ser levado aos locais de trabalho, buscando assim o preenchimento de todos os trabalhadores dos bancos públicos e privados.


Essa consulta já virou marca registrada na organização da campanha salarial em todo o país. Trata-se de uma forma interativa de construir um processo democrático e garantir a participação efetiva dos trabalhadores, desde o início até o final da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2016. "O objetivo é ouvir bancários e bancárias em todo o Brasil, com a finalidade de apontar as prioridades para a construção da minuta de reivindicações da categoria a ser entregue para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), além da pauta específica para as direções dos bancos públicos federais”, explica Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae.

A pesquisa possui algumas perguntas e abrange temas como remuneração fixa direta e indireta, remuneração variável, valores dos tíquetes, PLR, 14º salário, emprego, saúde, condições de trabalho e segurança. O bancário pode indicar também o índice de reajuste (inflação mais aumento real) a ser reivindicado junto aos banqueiros. No questionário, o bancário pode apontar a importância de alguns temas para a campanha salarial deste ano, como a questão da terceirização, o aumento do tempo para se aposentar, a regulamentação do sistema financeiro, a redução dos juros e a retirada de direitos anunciada pelo governo interino e ilegítimo de Michel Temer.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Matheus, esclarece que a campanha salarial 2016 acontece em um cenário de muita resistência, diante das ameaças de retrocessos em curso. “Temos de fortalecer ainda mais nossa mobilização, de modo a construir uma campanha forte e que combata as investidas desse governo golpista e seus parceiros em nossos direitos”, alerta. A CEE/Caixa assessora a Contraf/CUT nas negociações com o banco.

Apuração e divulgação dos resultados

Os dados das consultas devem ser contabilizados em cada sindicato ou federação. Os números precisam ser informados posteriormente para a Secretaria-Geral da Contraf/CUT pelo e-mail [email protected] até o dia 8 de julho, conforme modelo enviado para as entidades.

O material, aliás, servirá de valioso subsídio para análise nas conferências estaduais ou regionais, com prazo de realização para até 17 de julho. O resultado nacional da consulta será divulgado no decorrer da 18ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 29, 30 e 31 de julho, em São Paulo.

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas