Notícias

home » notícias

9 de Outubro de 2017 às 08:19

Pará já registra crescimento de 42% no número de assaltos a bancos em 2017


Com as explosões das agências do Banco da Amazônia e do Banpará em Eldorado dos Carajás na madrugada dessa quinta-feira (5), além do arrombamento da agência do Banco do Brasil em Ourém na madrugada de quarta-feira (4), o Sindicato dos Bancários do Pará registrou 47 ocorrências de assaltos a bancos no Pará em 2017, sendo 28 consumados e 19 tentativas.

Esses números revelam um dado alarmante: um crescimento de 42% nos números da violência contra bancos paraenses em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2016, de 1º de janeiro a 5 de outubro, os dados do Sindicato apontaram 33 ocorrências, sendo 23 assaltos consumados e 10 tentativas.

BB OurémOntem (4), em Ourém, um grupo de 3 homens usou maçarico para violar um dos caixas eletrônicos e o cofre da agência do Banco do Brasil. A ação durou cerca de 20 minutos. Nenhum integrante da quadrilha foi preso até o momento.

Sobre os casos de hoje (5) em Eldorado dos Carajás as informações preliminares são de que uma quadrilha com 10 homens que portavam armamento de grosso calibre chegou às agências do Banpará e do Banco da Amazônia, que são vizinhas, em 3 caminhonetes por volta das 22 horas. Eles logo abriram fogo na hora da invasão às unidades, destruindo vidraças de ambas as agências. No Banpará renderam o vigilante e explodiram o cofre. Na fuga eles levaram os frentistas de um posto de combustível em frente às agências como reféns. Houve troca de tiros com a polícia. Os integrantes do bando permanecem foragidos, mas a polícia segue na investigação da ocorrência.

“Infelizmente a escalada da violência e da insegurança avança a passos largos no estado do Pará, sem uma resposta efetiva dos bancos e do governo Jatene (PSDB) para combater a impunidade e a criminalidade que aterroriza não apenas a categoria bancária, mas toda a sociedade que é vítima da omissão e inoperância do poder público e do sistema financeiro, que são incapazes de investir recursos e de dialogar com as entidades representativas dos trabalhadores soluções imediatas e de médio e longo prazo no que diz respeito à segurança pública e segurança bancária”, afirma Gilmar Santos, presidente do Sindicato dos Bancários do Pará.

No final da tarde de hoje, a dirigente sindical e bancária do Banpará na região sudeste, Heidiany Moreno, esteve em Eldorado para orientar e prestar toda a assistência necessária aos bancários e bancárias das unidades afetadas.


Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas