Notícias

home » notícias

10 de Janeiro de 2019 às 16:36

Onyx mantém assessores ligados a Cunha depois de prometer “despetizar” o governo


Crédito: José Cruz/ABr

Congresso em Foco

Depois de anunciar a “despetização” da administração pública, com a exoneração em massa de mais de 300 servidores da Casa Civil, o ministro Onyx Lorenzoni manteve na pasta dois assessores ligados ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), ex-deputado cassado preso preventivamente em Curitiba e condenado na Operação Lava Jato. A informação é do jornal O Globo.

Os advogados Felipe Cascaes Bresciani e Erick Vidigal têm atuação destacada no início do governo Bolsonaro. Bresciani já advogou para Cunha e Vidigal escreveu um artigo defendendo o ex-deputado semanas antes de ser nomeado. Procurada para explicar os motivos da manutenção dos dois assessores, a assessoria de imprensa da Casa Civil não retornou o contato do jornal.

Onyx anunciou no dia seguinte à posse de Bolsonaro a exoneração de 320 servidores em cargos de confiança e em funções com gratificações na Casa Civil para acabar com a influência do PT na máquina pública. Segundo ele, a intenção era tirar a influência do PT no governo, apesar de o partido estar fora da presidência desde 2016, quando Dilma Rousseff foi cassada em processo de impeachment. Nos últimos dois anos e sete meses, o presidente foi Michel Temer, do mesmo MDB de Cunha.

Certo ajuste

O ministro da Casa Civil disse, na ocasião, que pouparia funcionários da Subchefia de Assuntos Jurídicos porque já trabalha com essa equipe desde novembro, na transição, e já tinha "um certo ajuste" nessa estrutura.

De acordo com a reportagem, Vidigal assessorou o advogado Gustavo Rocha no Conselho Nacional do Ministério Público. Rocha também foi indicado por Cunha para a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil no governo de Michel Temer.


Notícias Relacionadas