Notícias

home » notícias

1 de Julho de 2016 às 06:22

Nova diretoria do Sindicato toma posse e reafirma compromissos


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

A nova diretoria do Sindicato tomou posse para o triênio 2016-2019, nesta  quarta-feira (29), e reafirmou seu compromisso de defender os interesses da categoria bancária, ampliando suas conquistas, além de enfrentar as adversidades do momento, em que o atual governo ameaça a democracia e os direitos dos trabalhadores. A solenidade foi prestigiada por centenas de bancários, dirigentes sindicais e representantes da sociedade civil, na sede da entidade sindical.

A mesa foi composta por Eduardo Araújo, que foi reconduzido ao cargo de presidente do Sindicato pelo segundo mandato consecutivo; pela bancária e deputada federal Érika Kokay (PT/DF); pelos representantes da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, da CUT/Nacional, Eduardo Guterra, da Fetec-CUT/CN, Cristiane Rodrigues, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Emanuel Souza, e da nova diretoria da entidade sindical , Jaqueline Perroud, respectivamete.

Durante o seu discurso, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, agradeceu a presença de todos que prestigiaram a posse. E homenageou o ex-diretor Marcio Antonio Teixeira, falecido em 2013, lembrando “que fez muita falta no dia-a-dia, mas nos deu força para encerrar o primeiro mandato, do qual ele fazia parte”.

Araújo observou que reassume num momento difícil, tanto para os trabalhadores quanto para o movimento sindical. “Temos sofrido vários ataques, mas vamos manter a postura de estar sempre atento ao que acontece na política, principalmente porque temos um Congresso dos mais conservadores da história. E não admitiremos golpe contra a democracia e aos nossos direitos”, assegurou.

O dirigente sindical acrescentou: “Nesta gestão vamos dar continuidade ao espírito de classe. Por isso, adotamos um sindicato de todos para todos. Não vamos atuar sendo apenas corporativo”, afirmou Eduardo Araújo. E informou que a nova diretoria é composta por mais mulheres e que estão sendo criados departamentos de mulheres, juventude, combate a qualquer tipo de discriminação e aposentados.

Eduardo Araújo deu boas-vindas aos novos diretores e agradeceu os outros 16 dirigentes sindicais que contribuíram no último mandato e deixaram de compor a diretoria, “numa clara demonstração de que acreditam na renovação”. Os agradecimentos também foram direcionados aos funcionários do Sindicato “pelo esforço e dedicação”, a todos os parceiros, fornecedores e familiares pelo apoio prestado no primeiro mandato.

Araújo concluiu, ressaltando que “o presidente é só uma linha de frente. A diretoria é que vai fazer o trabalho”.

Lutas e mobilizações

Ao saudar a nova diretoria, a ex-presidente do Sindicato, deputada federal Érika Kokay, lembrou das lutas e das mobilizações durante sua gestão e afirmou que a entidade sindical sempre esteve presente em defesa dos trabalhadores e da democracia.

“Hoje estamos numa ruptura democrática. O atual Congresso Nacional representa o pacto das cartolas e das casacas. Ao invés das fardas, temos ternos, ao invés das botas, temos sapatos e biqueiras. Estamos vivendo um golpe”, comentou a deputada, ao reforçar que o conservadorismo do atual Congresso.

Representante da Contraf-CUT e integrante da Comissão Eleitoral, Carlos Cordeiro, leu o termo de posse e  enalteceu o trabalho desenvolvido pelo presidente do Sindicato, “que muito contribuiu com a bela história que a entidade sindical está construindo”. E observou: “A nova diretoria assume num momento bastante difícil, mas é importante estar atentos em jamais abrir mão da democracia, duramente atacada, e na Campanha Nacional 2016”.

Eduardo Guterro, que representou a CUT/Nacional, também falou do período inusitado que vive o país e destacou a importância de respeitar os direitos de todos. “Estamos enfrentando de peito aberto a defesa da autonomia do povo brasileiro, da democracia e os direitos dos trabalhadores”.

“É dia de festa, mas também de desafio. Estamos no meio de um golpe e temos de reagir”, comentou o dirigente da CTB. Emanuel Souza. E complementou: “Essa diretoria já demonstrou que é capaz. E tenho certeza que vocês estarão na linha de frente do enfrentamento”.

Eleição transparente

Mais de 9 mil bancárias e bancários votaram na eleição para a nova diretoria do Sindicato, triênio 2016/19, ocorrida nos dias 8, 9 e 10 de março. Conforme foi ressaltado pelos dirigentes sindicais, o pleito foi realizado de forma democrática e transparente.

Diretoria Executiva

Presidência: EDUARDO ARAUJO DE SOUZA – BB

Secretaria Geral: CRISTIANO ALENCAR SEVERO – BRB

Secretaria de Administração, Patrimônio e Informática: ROSANE MARIA GONCALVES ALABY – Santander

Secretaria de Finanças: WANDEIR SOUZA SEVERO – Caixa

Secretaria de Assuntos Jurídicos: MARIANNA COELHO DE ALMEIDA AKUTSU LOPES – BB

Secretário de Assuntos Parlamentares: EDMILSON WANDERLEY LACERDA – Itaú

Secretaria de Comunicação e Divulgação: ANTONIO ABDAN TEIXEIRA SILVA- Caixa

Secretaria de Estudos Socioeconômicos: RAQUEL SANTOS LIMA – BRB

Secretaria de Formação Sindical: TERESA CRISTINA MATA PUJALS – BB

Secretaria de Imprensa: RAFAEL ZANON GUERRA DE ARAUJO- BB

Secretaria de Política Sindical: PAULO VINICIUS SANTOS DA SILVA – BB

Secretaria de Relações com a Comunidade: JAQUELINE PERROUD DO SACRAMENTO- BB

Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho: MARIA MONICA HOLANDA OLIVEIRA – BB

Secretaria Social e Cultural: SANDRO SILVA OLIVEIRA – Itaú

Diretoria

AGUINALDO MORAES FERREIRA – BB

ALFREDO NUNCIO DA SILVA SOL – BRB

DANIEL DE OLIVEIRA- BRB

EDSON IVO MOREIRA MARTINS – BRB

FABIANA UEHARA PROSCHOLDT – Caixa

FATIMA SUZANA MARSARO – BB

HELENILDA RIBEIRO CANDIDO – Caixa

HENRIQUE DA CUNHA ALMEIDA – Caixa

JEFERSON GUSTAVO PINHEIRO MEIRA- BB

LAILSON BELEM LIMA- BB

MARIA JESSICA GOMES DE SOUZA – BRB

MARIA JOSE FURTADO – BB

MARILZA SPEROTO – HSBC

MARIO EMILIO MITRE CARTAXO – BB

MARLENE RODRIGUES DIAS- Caixa

MARTHA TRAMM SANTOS – BB

RAISSA FRAGA ALVES – Bradesco

RENAN ROSA DE ARRUDA – BB

RENATO SHALDERS- Caixa

RICARDO DE SOUSA MACHADO – BB

RODRIGO LOPES BRITTO – BB

RONALDO LUSTOSA DA ROCHA – BRB

VALMIR BARBOSA DA SILVA – BRB

VANESSA SOBREIRA PEREIRA – Caixa

VICENTE DE PAULA MOTA FRAZAO – HSBC

Conselho Fiscal: JOSE HERCULANO NASCIMENTO NETO (Bala) – Caixa

Conselho Fiscal: ANTONIO EUSTAQUIO RIBEIRO – BRB

Conselho Fiscal: KLEYTTON GUIMARAES MORAIS – BB

Conselho Fiscal (Suplência): RAFAELLA GOMES FREITAS- Caixa

Conselho Fiscal (Suplência): RAIMUNDO DANTAS DE LIMA – HSBC

Conselho Fiscal (Suplência): ROBERTO ALVES DE SOUSA – Itaú

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas