Notícias

home » notícias

21 de Maio de 2018 às 10:34

Nicolás Maduro é reeleito presidente da Venezuela com 68% dos votos

Em discurso após resultado, Maduro dedicou a histórica vitória ao ex-presidente Hugo Chávez e convidou a oposição para um grande diálogo nacional


Crédito: REUTERS/CARLOS GARCIA RAWLINS

Escrito por: Redação CUT

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), venceu com 68% dos votos válidos (mais de 5,8 milhões de votos) as eleições presidenciais realizadas neste domingo (20) no país, anunciou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena. Com a vitória, Maduro irá para seu segundo mandato como presidente da Venezuela, após assumir o cargo em 2012, quando o então presidente Hugo Chávez faleceu.

O segundo colocado, o candidato de centro-direita Henri Falcón, obteve 21% (1,8 milhão de votos). Já o ex-pastor evangélico Javier Bertucci recebeu 10% (925 mil votos). O também opositor Reinal Quijada ficou em quarto colocado, 0,4% (34 mil votos). No total, 8,6 milhões de eleitores participaram da eleição, pouco mais de 46% do eleitorado.

Pouco antes do resultado oficial ser divulgado, diversas pessoas se dirigiram até o Palácio de Miraflores, sede da presidência, onde, após o resultado, Maduro discursou.

"O total de votos que obtivemos representa 47 pontos de diferença com o candidato Henri Falcón. Obtivemos um recorde histórico. Nunca antes um candidato havia ganhado com 68% com votos."

"Esta é a vitória número 22 em 19 anos [de chavismo], conquistada com base no esforço, no trabalho consciente, junto a um poderoso movimento, de um povo unido, de um povo lutador", disse Maduro, que dedicou a vitória ao ex-presidente Hugo Chávez.

Minutos antes do CNE divulgar os números, o candidato Henri Falcón, em declaração à imprensa, disse que “as eleições careciam de legitimidade” e que “houve inúmeras irregularidades denunciadas” por seu partido, o Avançada Progressista.

Já Maduro condenou as declarações do candidato derrotado: "Os venezuelanos exerceram seu direito ao voto de maneira voluntária, livre e soberana. Não reconhecer os resultados é uma falta de respeito ao povo da Venezuela". Maduro pediu ainda uma auditoria de 100% das urnas e a apuração de todas as denúncias de fraude durante o pleito. A lei eleitoral exige que apenas 54% das urnas sejam auditadas.

O presidente venezuelano também fez um chamado ao diálogo com a oposição. "Vou convocar uma grande jornada nacional de diálogo para a reconciliação do país."

Presidente reeleito

Maduro construiu sua campanha em uma proposta de "revolução econômica", prometendo reestruturar as contas do país e aprofundar as bases do chavismo. O presidente garante que irá combater o dólar paralelo, colocar à venda uma nova moeda virtual, o Petro, e consolidar o corte de três zeros da moeda nacional, o Bolívar.

Ex-sindicalista e militante da Liga Socialista da Venezuela, Maduro foi duas vezes deputado da Assembleia Nacional, Ministro das Relações Exteriores e vice-presidente da república até a morte de Hugo Chávez, em 2012, quando assumiu a presidência.

As eleições presidenciais de domingo marcaram o quarto pleito em menos de um ano na Venezuela, que já votou para a Assembleia Nacional Constituinte, governadores e prefeitos. Em 19 anos de governo chavista, essa foi a 24ª eleição no país.

Números das eleições venezuelanas

- 96% votos apurados

- 46% participação

- Total de votos: 8,6 milhões de venezuelanos

Nicolás Maduro: 68% - 5,8 milhões

Henri Falcon: 21% - 1,8 milhão

Javier Bertucci: 10% - 900 mil

Reinaldo Quijada: 0,4% - 34 mil

*Com informações Opera Mundi e Brasil de Fato

Confira a cobertura completa feita pelo jornal Brasil de Fato de como foram as eleições presidenciais venezuelanas


Notícias Relacionadas