Notícias

home » notícias

11 de Dezembro de 2018 às 12:59

Negociação com a Caixa não ocorrerá mais nesta quarta-feira

CEE/Caixa está reunida em Brasília para definir encaminhamentos das reivindicações dos empregados do banco


Crédito: Reprodução

Brasília - A Caixa Econômica Federal recuou e não haverá mais a reunião da mesa permanente de negociação prevista para esta quarta-feira (12). Reunida nesta terça,11, na sede da Fenae, em Brasília (DF), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) debate propostas de encaminhamento às reivindicações dos trabalhadores do banco.

“A Caixa não quer discutir soluções para os diversos problemas enfrentados hoje pelos empregados como falta de pessoal, fechamentos de agências, verticalização, leilão da Lotex, dentre outros”, destaca o coordenador da CEE, Dionísio Reis.

Segundo ele, a comissão vai cobrar da Caixa uma nova data para realização da mesa. A pauta já está definida com assuntos sugeridos pelos próprios empregados em consulta aberta realizada pelas entidades representativas.

“A participação dos trabalhadores foi fundamental neste contexto, para que a gente pudesse ter um panorama real do que vem preocupando prioritariamente os empregados da Caixa.  Nosso objetivo é cobrar garantias para os trabalhadores da empresa e a manutenção da Caixa 100% pública”, reforçou Dionísio Reis.

Confira as principais reivindicações:

Fechamento de agências e falta de empregados
Será questionada a ameaça de fechamento de unidades por todo país e cobrados esclarecimentos, uma vez que tal medida, somada à necessidade de contratações, compromete o atendimento à população, sobrecarrega os empregados e causa pioras constantes nas condições de trabalho.

PDE
Serão cobrados esclarecimentos em relação aos números e os dados deste último PDE anunciado pelo banco.

Leilão da Lotex
Os representantes dos empregados deixarão claro que não será aceito o fatiamento do Caixa com a venda da Lotex.

Saúde Caixa
A CEE/Caixa reivindicará que os comitês de credenciamento e descredenciamento devem ser reinstalados, recebendo as demandas de atendimento do plano, que deixou de ter o atendimento presencial.

Funcef
Será cobrado debate com os trabalhadores para chegar a uma solução em relação ao contencioso e demais questões da Fundação.

Validação de atestados
A Caixa vem chamando trabalhadores no período da licença médica – ou seja, com contrato de trabalho suspenso – e invalidando atestados dos trabalhadores, o que prejudica ainda mais sua saúde e recuperação. A CEE/Caixa buscará o fim desta prática.

Descomissionamento via GDP
Cobrar a revisão do critério de GDP como motivo de descomissionamento, colocado unilateralmente pela Caixa.

Outros pontos
Meta de vendas nos Caixas, em desacordo com o RH 183
Agências Digitais
Extinção da Função de tesoureiros
Promoção por mérito 2017 / 2018
Processo Seletivo Interno (PSI) entre as vice-presidências do banco
Garantia de emprego
Censura prévia das entidades no uso de malotes.

Situação dos Gestores de Atendimento e Negócio(GAN)

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas