Notícias

home » notícias

23 de Junho de 2017 às 18:07

Não deixe que ladrões roubem seus direitos. Greve geral dia 30 de junho

Bancários da região Centro Norte aprovam na grande maioria das assembleias adesão à paralisação. Fetec-CUT/CN orienta fazer pressão sobre senadores que votarão a reforma trabalhista na CCJ na terça-feira 28


A greve geral convocada para o dia 30 de junho pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo contra as reformas trabalhista e da previdência, por Fora Temer e por eleições diretas já ganha adesões em todas as categorias de trabalhadores no Brasil inteiro. Seguindo orientação da Federação dos Bancários do Centro Norte e do Comando Nacional dos Bancários, a maioria das bases dos sindicatos filiados à Fetec-CUT/CN já aprovou em assembleias nesta quinta-feira e sexta-feira (22 e 23) a participação na greve geral. Outras assembleias serão realizadas na próxima semana.

“Conclamo os trabalhadores da cidade e do campo para, juntos, fazermos uma grande greve geral contra as reformas trabalhista e da previdência desse governo golpista. E vamos dar um basta a este governo para garantir os direitos dos trabalhadores”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN. Confira no vídeo.

.

“Nosso desafio é fazer uma greve ainda mais forte que a de 28 de abril. Só com grande mobilização os trabalhadores e a sociedade vão impedir a aprovação dessas reformas antipopulares que estão impostas pelo grande capital comandado pelo sistema financeiro e executadas por um governo ilegítimo e corrupto para destruir os direitos dos trabalhadores conquistados em um século de lutas e acabar com a aposentadoria da grande maioria da população”, acrescenta Cleiton, que nesta sexta-feira 23 participou em Belém de reunião das centrais sindicais com o senador Paulo Rocha (PT-PA). Veja como foi a reunião.

O Comando Nacional dos Bancários, do qual a Fetec-CUT/CN faz parte, decidiu aderir à greve geral em reunião realizada no dia 14 em Brasília.

A reforma trabalhista já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. No Senado, foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e rejeitada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Deve ser votada na quarta-feira 28 de junho na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e se também for rejeitada será retirada de pauta. A reforma da previdência ainda tramita nas comissões da Câmara.

Pressionar o senadores

O governo tenta acelerar as votações no Congresso Nacional à medida que crescem as denúncias de corrupção contra o presidente ilegítimo Michel Temer e seus principais ministros e assessores.

Para fazer frente a essa ofensiva, a Fetec-CUT/CN orienta os sindicatos filiados a mobilizarem os trabalhadores para pressionarem os senadores de seus Estados. Veja aqui a lista dos senadores que integram a CCJ.

O site Poder360 fez uma pesquisa no Senado e apurou que 29 senadores já estão garantidos contra a reforma e 21 estão indecisos. Confira aqui.

A CUT também lançou na quinta-feira 22 a plataforma ‘Na Pressão’ (napressao.org.br), uma ferramenta para cobrar autoridades como parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Os trabalhadores e a sociedade brasileira não podem permitir que esse governo corrupto, para atender os interesses das oligarquias que financiaram sua tomada do poder, destrua nossos direitos. É hora de intensificar a mobilização para realizarmos uma greve geral poderosa no dia 30 e estancar a ofensiva dos ladrões de direitos”, conclui Cleiton Silva.


Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas