Notícias

home » notícias

18 de Fevereiro de 2020 às 08:05

Memórias de uma semana intensa de Caravana Bancária


Banco do Brasil em Parauapebas

Por Gilmar Santos*

Banco da Amazônia Curionópolis

Foram 4 dias intensos de visita aos colegas de todas as agências bancárias dos municípios que visitamos: Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Xinguara, Sapucaia, Marabá, Jacundá, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Dom Eliseu, Itupiranga, Rio Maria, Redenção, Floresta do Araguaia.

Para darmos conta de toda essa agenda em um curto espaço de tempo, a presidência do Sindicato formou três grupos. Eu, Gilmar Santos estive esses dias acompanhado dos dirigentes, Ronaldo Fernandes e Maria de Jesus Demétrio Gaia, da Fetec-CUT/CN. Já a vice-presidenta, Tatiana Oliveira, viajou com outro diretor da Fetec-CUT/CN, Márcio Saldanha; e os dirigentes sindicais Sérgio Trindade e José Maria Costa, formaram a última equipe.

Banco da Amazônia Conceição do Araguaia

Entregamos em mãos agendas, calendários, conversamos sobre as reestruturações no Banco do Brasil e na Caixa, tentando tirar dúvidas e ouvir a preocupação de cada um de nossos colegas.

Passamos por agências com péssimas condições de estrutura física, como o Banco da Amazônia em Eldorado, que repassaremos à direção do banco pedindo mudança de endereço para um espaço melhor em condições de trabalho e de atendimento à população.

Quando não é a falta de estrutura, é falta de mais bancários e bancárias, às vezes, são as duas coisas juntas, principalmente nas agências onde a demanda é geralmente maior, como no Banco do Brasil em Curionópolis.

Banpará Eldorado dos Carajás

O Bradesco, infelizmente, segue abrindo Postos de Atendimento estado afora sem qualquer tipo de segurança. Mesmo o assunto sendo pauta de várias reuniões nossas com o banco, quase nada mudou. Continuaremos insistindo nesse tema.

A conjuntura política, econômica e social tem ficado cada dia mais difícil, mas não podemos deixar de lutar, de resistir, pela manutenção dos nossos direitos e contra o retrocesso.

Aquela frase ‘ninguém solta a mão de ninguém’, que viralizou em 2018, após a ilustração da tatuadora e artista mineira Thereza Nardelli, nunca fez tanto sentido como agora. Essa nossa Caravana é também um pouco disso, de chegar perto dos nossos colegas para dizer que estamos juntos.

Nossa Caravana Bancária pelo Sul e Sudeste do Pará encerrou hoje em Marabá, com o Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa 100% pública, na agência Marabá, na Marabá Pioneira.

Banpará Xinguara

Voltamos para Belém renovados e com o coração aquecido pela inesquecível receptividade por onde passamos. Em breve estaremos em outras regiões. Aguardem!

 

 

 

 

 

*Gilmar Santos é presidente do Sindicato dos Bancários do Pará


Notícias Relacionadas