Notícias

home » notícias

29 de Junho de 2020 às 18:17

Mais um caso positivo de Covid 19 é registrado na Agência Dourados da Caixa


Conforme divulgado na última sexta-feira (26) três bancários da Caixa, agência centro em Dourados, testaram positivo para a Covid-19 e, logo após a matéria ter sido divulgada no site da entidade, o presidente do sindicato, Carlos Longo, recebeu a informação de que mais um bancário da mesma agência também havia testado positivo.

CLIQUE AQUI E VEJA: Agência Dourados da Caixa registra três casos positivos de Covid-19  

A administração da agência tem relatado ao sindicato que vem tomando todas a medidas para evitar a propagação da doença entre os demais funcionários. A agência passou por higienização na quinta-feira (25) e os funcionários que testaram positivo já estavam afastados, assim como os que trabalhavam próximos destes, como tem sido a orientação da empresa em seu novo protocolo.

Outra informação dada pela administração, ainda na sexta-feira (26) foi a realização de exames (testagem) em todos os funcionários, custeado 100% pelo plano de saúde, exceto os terceirizados.  

Ponto este questionado pelo sindicato, já que os terceirizados laboram no mesmo local e, podem também estarem contaminados e assintomáticos, o que não cessaria a curva de contágio. Além de que ao olhar da entidade, caracteriza-se aí uma discriminação da Caixa perante esses trabalhadores que prestam serviços relevantes a própria empresa, assim como para a sociedade.   

A preocupação dos trabalhadores tem sido externada à direção do sindicato, que vem recebendo ligações relatando a insegurança por que passam. O sindicato segue acompanhando a situação e as medidas adotadas pela empresa e continuará cobrando novas medidas de proteção, se for o caso.

Reunião Comando Nacional e Fenaban

Nesta terça-feira (30) o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reúnem, por videoconferência, para discutir a realização de exames de COVID-19 em todos os bancários e terceirizados das instituições financeiras do Brasil.

A reunião foi convocada após decisão em caráter liminar, favorável em mandado de segurança em Ação Civil Pública, ajuizada pelo Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 15 Região em Campinas.

Decisão do desembargador:

“Deferir a imediata testagem para o vírus Covid-19 para todos os bancários e colaboradores terceirizados das instituições envolvidas na Ação principal onde foram confirmados casos de contaminação e a cada 21 (vinte e um) dias, em todas as agências localizadas no território nacional, e pelo período em que tanto o Decreto Federal quanto os respectivos Decretos Estaduais e Municipais de isolamento social e de restrição das atividades comerciais vigorarem. Também defiro o reembolso a todos os trabalhadores envolvidos que realizaram ou vierem a realizar o teste do Covid-19 em laboratórios particulares”.

Porém, como o Santander conseguiu efeito suspensivo dos efeitos da medida liminar, os mesmos estão suspensos para todos os bancos até o julgamento do agravo do Santander.

Fonte: SBTRF de Dourados e Região


Notícias Relacionadas