Notícias

home » notícias

19 de Julho de 2016 às 18:05

Fetec-CUT/CN parabeniza bancários do BNB pelo 64º aniversário do banco


Crédito: Reprodução

A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) parabeniza o BNB (Banco do Nordeste do Brasil), principalmente os seus funcionários, pelo 64º aniversário da maior instituição financeira da América Latina voltada para o desenvolvimento regional, completados nesta terça-feira 19 de julho.

“O BNB e seus mais de 3.200 trabalhadores têm sido de fundamental importância para o extraordinário salto desenvolvimentista do Nordeste na última década, principalmente como o órgão executor de políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE)”, elogia José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. foi criado pela Lei Federal nº 1649 (de 19/7/1952). Tem sede em Fortaleza e mais de 90% de seu capital está sob o controle do Governo Federal. O banco atua em cerca de dois mil municípios, abrangendo os nove Estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

Em homenagem ao aniversário do BNB, republicamos abaixo artigo da bancária Rita Josina Feitosa da Silva, presidenta da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), publica nesta terça 19 no jornal O Povo, de Fortaleza.

 

BNB - retorno às origens

Há 64 anos o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem feito a diferença na região em que atua, pelo seu diferencial de instituição fomentadora de desenvolvimento, mantendo as portas abertas ao crédito independente das crises. O BNB surgiu em um contexto diferente das demais instituições financeiras: enquanto grandes bancos vão para locais onde o dinheiro circula, ele nasceu para mitigar os efeitos da seca de 1951, ofertando crédito e apoio a pequenos agricultores. 

O fato é que, desde sua criação, a instituição sofre para se manter e, verdade seja dita, sem o devido respeito e valorização por parte do Governo Federal. Para a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), isso não se deve à qualidade dos serviços prestados, já que seus trabalhadores são qualificados e comprometidos. Deve-se à ausência de uma política de desenvolvimento nacional consolidada, que compreenda as instituições regionais - como BNB, Sudene e Banco da Amazônia - como braço do Estado nas regiões.

Mas se deve, sobretudo, a práticas nada republicanas que utilizam instituições públicas como barganha política, como nomeações para administração baseadas em fisiologismo. Isso gera privilégios e talvez seja o primeiro passo para a troca de favores e a corrupção. O BNB não está imune e já estampou manchetes sobre desvios ou operações fraudulentas, algumas delas denunciadas pela própria Associação.

Além disso tudo, constantemente tramitam no Congresso Federal projetos de lei e medidas provisórias que ameaçam o BNB, por exemplo, quando se propõe a retirar do Banco a exclusividade da operacionalização dos recursos do FNE - principal fonte de recursos estáveis; ou quando se inclui na proposta de Desvinculação de Recursos da União a retirada de 30% dos recursos do Fundo Constitucional, esta última ameaça superada com muita luta.

Sem dúvidas, a melhor e mais eficaz maneira de enfrentar tantos fatores contrários é ter sempre em mente a essência do BNB, lembrar dos motivos que levaram à sua criação. O BNB não é banco comercial! É instituição de desenvolvimento! Como tal, deve ter seus resultados medidos não em cifras, mas no impacto de sua ação. Nesse processo de retorno às origens, um ator deve ser tratado com prioridade: o trabalhador. Ter seus direitos respeitados e condições de desenvolver bem suas atividades é fundamental para que o Banco seja forte e possa enfrentar os desafios postos, que não são poucos diante de uma realidade bem complexa.

 

Rita Josina Feitosa da Silva

Presidenta da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB)

 


Notícias Relacionadas