Notícias

home » notícias

16 de Maio de 2016 às 20:15

Fetec-CUT/CN inicia debate sobre Campanha Nacional dos Bancários 2016

Discussão aberta na Assembleia Geral Ordinária da Federação, nesta sexta 13 e sábado 14, em Brasília, continuará nos sindicatos e nos encontros e conferências estaduais e regionais


Crédito: Fetec-CUT/CN
Presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten e economista do Dieese, Pedro Tupinambá analisaram conjuntura política e econômica

Os representantes dos bancários dos 12 sindicatos filiados à Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), de 8 estados da região, iniciaram nesta sexta-feira 13 e sábado 14 de maio a discussão sobre a Campanha Nacional 2016 durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em Brasília.

Vários sindicatos da Fetec-CUT/CN já definiram as datas das conferências e encontros estaduais ou regionais, onde aprovarão propostas que apresentarão à 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 29 e 31 de julho.

O debate começou na sexta-feira com apresentações sobre os números dos bancos e da conjuntura atual do sistema financeiro, feitas pelo presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Roberto von der Osten, e pelo economista da Subseção Dieese do Sindicato de Brasília, Pedro Tupinambá.

Leia também:


Para o presidente da Contraf-CUT, a Campanha Nacional de 2016 será diferente de 2015, com uma “combinação de recessão econômica com a disputa pelos rumos do país”. Segundo ele, depois de afastar provisoriamente a presidenta Dilma Rousseff, “o objetivo da elite empresarial é neutralizar a candidatura de Lula e os movimentos sociais e fazer as reformas neoliberais para retirar direitos dos trabalhadores”.

Apesar da crise, lembrou Roberto von der Osten, os lucros dos bancos explodiram em 2015 e assim mesmo demitiram mais de 10 mil bancários.

Para o economista Pedro Tupinambá, do Dieese, o “sistema financeiro continua descolado da crise” e apresentando lucros exorbitantes. Os cinco maiores bancos (BB, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander) tiveram lucro líquido de R$ 69,9 bilhões em 2015. O ritmo caiu um pouco no primeiro trimestre de 2016, mas mesmo assim foi superior a R$ 13 bilhões.

 

Construir a unidade

O presidente da Fetec-CUT/CN, José Avelino, destacou a importância da região Centro Norte na Campanha Nacional dos Bancários deste ano. “Na nossa região temos as sedes de três bancos públicos federais (BB, Caixa e Banco da Amazônia) e dois bancos estaduais que continuam públicos, BRB e Banpará, graças às mobilizações dos bancários e dos nossos sindicatos”.

Além disso, lembrou Avelino, as bases da Fetec-CUT/CN possuem nove dirigentes na composição do Comando Nacional dos Bancários. “Vamos fazer a discussão em todos os sindicatos filiados e buscar a construção de posições unitárias para levarmos à Conferência Nacional”, conclui Avelino.

O vice-presidente da Fetec-CUT/CN, Sérgio Trindade, reafirmou a importância da Federação tanto na campanha nacional dos bancários deste ano quanto nas mobilizações para impedir que haja retrocessos nos direitos dos trabalhadores. “Vamos construir essa campanha discutindo com nossas bases. Temos de ter um olhar especial para a juventude e ampliar nossa força para combater o golpe”, diz Sérgio Trindade.

O secretário de Formação Sindical da Fetec-CUT/CN, Jacy Afonso, alertou que para enfrentar essa conjuntura difícil e ter êxito na Campanha Nacional dos Bancários, “o movimento sindical precisa sair da zona de conforto, superar o corporativismo e construir novas formas de organização e de mobilização, buscando aliança com os movimentos sociais, em especial com a Frente Brasil Popular”.

“Crises podem ser momentos de oportunidade para avançarmos na nossa organização”, concluiu Jacy Afonso.

 

Calendário da Campanha Nacional

3 e 4/6 – Encontro Estadual dos Bancários do MS, em Dourados.

6 a 8/6 – Encontro Nacional de Bancos Privados.

11/6     – Encontro dos Bancários de Cáceres.

14/5 a 5/6 – Encontro Regional de Bancos Públicos.
                   – Encontro Regional de Bancos Privados.

17 a 19/6 – 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB.

                  - 32º Conecef.

24/6         – Encontro Estadual dos Bancários de Rondônia.

25/6         – Conferência Estadual dos Bancários do Pará.

                  - Encontro Estadual dos Bancários do Amapá.

29 a 31/7 – 18ª Conferência Nacional dos Bancários.

  

 

Fonte: Fetec-CUT/CN

 


Notícias Relacionadas