Notícias

home » notícias

18 de Janeiro de 2017 às 15:19

Fetec-CUT/CN completa nesta quinta 27 anos de lutas e conquistas

Fundada em 19 de janeiro de 1990, maior federação de bancários do país em base territorial foi fundamental para a consolidação da unidade nacional da categoria


Crédito: Fetec-CUT/CN
Solenidade realizada em 2015, reuniu todos os presidentes da Fetec-CUT/CN

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) completa 27 anos nesta quinta-feira 19 de janeiro. Com 12 sindicatos filiados em 8 estados e sede em Cuiabá (MT), é a maior federação de bancários do país em extensão territorial, com atuação fundamental na consolidação da unidade nacional e nas lutas e conquistas da categoria nesse período.

“A Fetec chega aos seus 27 anos em um momento muito difícil da nossa história, em que um governo 'não eleito' representante dos interesses do grande capital, que assumiu após um golpe político-jurídico-midiático, está empenhado em destruir direitos históricos dos trabalhadores e conquistas sociais alcançadas em muitas décadas de luta”, afirma José Avelino, presidente da Federação.

“Ao mesmo tempo em que temos que nos orgulhar do nosso passado e nossa história de lutas e conquistas, assumimos o compromisso de prosseguir o trabalho incansável de organização e mobilização dos bancários do Centro Norte em defesa dos nossos direitos, da democracia e da construção de um Brasil desenvolvido e com justiça social”, acrescenta Avelino.

A Fetec-CUT/CN foi fundada em 19 de janeiro de 1990, quatro anos e meio após a criação do então Departamento Nacional dos Bancários (DNB-CUT), a primeira entidade nacional construída pela categoria depois que o regime militar de 1964 destruiu as organizações de luta dos bancários e dos trabalhadores. O DNB-CUT foi precursor da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), à qual a Fetec é filiada.

“Quando a nossa Federação foi criada, os bancários e os trabalhadores também enfrentavam uma conjuntura difícil, com o governo Collor impondo as primeiras políticas neoliberais ao país e o sistema financeiro implementando uma reestruturação produtiva que reduziu a categoria bancária à metade na década de 1990. Resistimos, de lá para cá alcançamos muitas conquistas com grandes mobilizações e é o que continuaremos a fazer com a força e a capacidade de luta da categoria”, conclui o presidente da Fetec-CUT/CN.

 

O que é a Fetec-CUT/CN

Ratificada por um congresso interestadual da categoria realizado em março de 1991, em Cuiabá, a Federação representa todos os bancários dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) e das cidades de Rondonópolis (MT) e Região Sul, de Dourados (MS) e Região, Barra do Garças (MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região.

Até a criação da Fetec-CUT/CN, os bancários desses Estados eram representados pela Federação do Estado de São Paulo, com sede em São Paulo (SP), e pela Federação dos Bancários do Norte-Nordeste, com sede em Fortaleza (CE). A enorme distância geográfica da sede, o desconhecimento das necessidades dos bancários da região Centro Norte aliado à ausência de representatividade nas estruturas de deliberação dessas respectivas federações, provocaram um distanciamento político-sindical entre os sindicatos e uma insatisfação quanto ao encaminhamento das campanhas salariais.

A Fetec-CUT/CN nasceu em oposição a essa situação, orgânica dentro da CUT, com o objetivo de organizar e representar a categoria na região Centro Norte, fortalecendo a unidade nacional e as lutas dos bancários.

O primeiro presidente da Federação Centro Norte foi Valfran dos Anjos (03/1991 a 11/1993), Orency Francisco (11/1993 a 11/1996 e 11/1996 a 11/1999), Leoni Philippsen  (11/1999 a 11/2002 e 11/2002 a 11/2005) e Sonia Rocha (11/2005  a 04/2008 e 04/2008 a 04/2011 ). José Avelino está desde 2011 na presidência da Fetec-CUT/CN, que renovará a direção no 10º Congresso, que será realizado em abril próximo. 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas