Notícias

home » notícias

28 de Abril de 2017 às 07:22

'Esta é uma greve para construir o Brasil', diz Bresser-Pereira

Pode ser "a maior manifestação política de nossa história", afirmou um dos presentes a encontro na USP que reuniu intelectuais, estudantes e políticos para defender um "projeto" para o país


Crédito: BRUNO SANTOS/FOLHAPRESS
Intelectuais não resolvem muita coisa, disse Bresser-Pereira. 'Nós precisamos de políticos'

por Vitor Nuzzi, da RBA

São Paulo – A greve geral desta sexta-feira (28) é um movimento "para construir o Brasil", disse o economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, ao fechar ato, ontem à noite, que lançou o Projeto Brasil Nação, que reúne intelectuais e políticos no espectro de centro-esquerda contra o governo Temer e por uma visão de Estado que priorize o desenvolvimento a partir de um viés nacionalista. Um manifesto lido na Sala Francisco Morato (conhecida como Sala dos Estudantes) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, região central da cidade, é resultado de três meses de conversas, a partir de uma preocupação com o que Bresser-Pereira chamou de "desunião" da sociedade. Dali nasceu um projeto que aponta "a violência contra o povo brasileiro, mas também aponta um caminho".

Nomes como o do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) e do ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad (PT) participaram dessas conversas, assim como o jurista Fabio Konder Comparato. Todos estavam na mesa de lançamento do manifesto, ao lado de nomes como o do embaixador Celso Amorim e do escritor Raduan Nassar, que em fevereiro protagonizou uma polêmica ao criticar o governo diante do ministro da Cultura, Roberto Freire. Bastante solicitado e aplaudido, ele não discursou ontem, nem fez declarações antes ou depois do evento.

"Vai ser o maior movimento popular da história moderna do Brasil, pós 64", disse Ciro Gomes ao coletivo Jornalistas Livres, após o evento, comentando a greve. Para ele, há chance de ainda barrar as reformas. "A base do canalha, a quadrilha que hoje manda no Congresso, só tem um medo: de um povo informado que anuncie que um voto contra o povo, agora, doravante, não será mais impune."

> Leia mais acessando aqui


Notícias Relacionadas