Notícias

home » notícias

23 de Abril de 2018 às 08:41

Entidades não aceitam pressão do Banpará para encerrar debate sobre ACP’s


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - O Sindicato dos Bancários do Pará repudia o comunicado interno publicado nessa sexta-feira, 20 de abril, pelo Banpará, onde apresenta uma proposta de acordo para liquidação de passivos trabalhistas referentes a Ações Civis Públicas (ACP’s) de 7ª e 8ª horas, no intuito de pressionar a entidade sindical e o funcionalismo a encerrar o debate sobre o assunto.

O banco também informa sobre uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho agendada para o próximo dia 25 de abril, como se essa já fosse a conclusão do processo de negociação e, ao final do documento, convoca o funcionalismo para aceitar sua proposta como condição fundamental para construção de um Banpará mais forte e mais consolidado no mercado.

Em primeiro lugar queremos deixar claro que ainda não encerramos as negociações com o Banpará sobre a questão de liquidação das ACP’s, até porque o banco ainda não apresentou ao Sindicato os valores referentes a esse passivo trabalhista para serem avaliados concretamente.

Em segundo lugar, essa audiência de conciliação que ocorrerá no TRT é a primeira reunião entre Sindicato e Banpará com a participação da justiça dentro desse processo de negociação que está em curso. Por isso, entendemos que tal comunicado cria falsas expectativas no meio da categoria e atropela todo o diálogo que vem sendo construído entre as partes.

Queremos ratificar que ainda estamos em tratativas na busca de uma proposta do Banpará para a categoria referente à liquidação das ACP’s, a qual deverá ser submetida para aprovação dos bancários e bancárias da instituição, público alvo das mesmas, em assembleia convocada pelo Sindicato, conforme as regras do seu estatuto.

Por fim, esclarecemos que essas Ações Civis Públicas tramitam na Justiça do Trabalho há alguns anos e o banco teve várias oportunidades para propor algum acordo e não fez, razão pela qual não cederemos a nenhum tipo de pressão feita pela empresa para fechar um acordo dessa magnitude com apenas duas reuniões oficiais entre as partes, pois o que está em jogo são direitos não pagos aos trabalhadores e trabalhadoras durante décadas, o que requer um amplo debate com os principais interessados.

 

Sindicato dos Bancários do Pará


Notícias Relacionadas