Notícias

home » notícias

18 de Junho de 2018 às 08:40

Entidades e Banpará chegam a um acordo parcial sobre ACPs de 7ª e 8ª horas


Crédito: Reprodução

Após 5 horas de debates, a 3ª reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre o Sindicato dos Bancários do Pará, Afbepa e Banpará, sobre as Ações Civis Públicas (ACPs) de 7ª e 8ª horas ocorreu na manhã e tarde dessa sexta-feira (15).

Acordo parcial

As partes chegaram a uma definição inicial durante a reunião: nas ações que não foram ajuizadas individualmente, o banco fará um pagamento de 80% do valor devido a cada bancário do Banpará contemplado nas ações coletivas ajuizadas pelo Sindicato. Esse percentual não inclui os juros de mora. Para deliberar sobre aceitação, ou não, da proposta, haverá assembleia conjunta entre Sindicato e Afbepa, na sede do Sindicato, até o dia 4 de julho.

Sem acordo nas individuais

Não houve acordo nas ações ajuizadas individualmente. Tanto Sindicato quanto Afbepa consideraram muito rebaixado o valor proposto, pois não contém os juros de mora. Por isso é importante que os que ajuizaram ações individuais de 7ª e 8ª horas procurem, imediatamente, as assessorias jurídicas das duas entidades para esclarecimentos.

Compromissos

Até o dia 25 de junho, o Banpará se comprometeu em enviar aos advogados do Sindicato e Afbepa a listagem nominal dos beneficiários das ações coletivas e o valor global por função.

O banco também se comprometeu em mostrar a cada bancário, via intranet e com senha individual, o valor que esse trabalhador tem para receber.

As entidades reafirmaram que, somente após tomarem conhecimento desses elementos, será possível chamar a categoria para deliberar sobre um acordo em assembleia, no prazo combinado no TRT: até o dia 4 de julho.

Cenários

Em caso de aprovação em assembleia, entidades e Banpará desistem dos recursos interpostos pelas mesmas, sendo que: para os empregados que não têm execução individual proposta, será aplicado o percentual de 80% do crédito, calculado de acordo com a metodologia aprovada, com pagamento em até 30 dias após aprovação em assembleia.

Orientações

Caso o empregado tenha dúvidas sobre a proposta de acordo ou sobre o status atual da sua ação de execução individual deve procurar a Assessoria Jurídica do Sindicato nos telefones: (91) 99225-1855 (Whatsapp), 3241-9112 ou 3241-1696.

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas