Notícias

home » notícias

18 de Setembro de 2019 às 10:47

Empregados da Caixa recebem salários com aumento real de 1% nesta sexta-feira

Para a conselheira eleita Rita Serrano, a conquista é fruto da mobilização da categoria bancária


Crédito: Reprodução

Brasília - Após receberem antecipadamente a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), no dia 3 de setembro, os empregados da Caixa Econômica Federal vão receber nesta sexta-feira (20) os salários reajustados em 4,31%, o que corresponde a reposição da inflação (3,28%) mais 1% de aumento real.

Para a conselheira eleita Rita Serrano, a conquista é fruto da mobilização da categoria. “Nada disso foi concedido ou dado, foi conquista e nós estamos tendo agora porque temos um acordo coletivo de trabalho, que vale por dois anos”, explicou ela, que também é diretora da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Rita Serrano lembra que os empregados da Caixa só passaram a ter direito a PLR a partir de 2003, quando ocorreu a unificação das campanhas salariais entre bancos públicos e privados. Até então, o que existia era a chamada PRX, um plano atrelado ao cumprimento de metas, que contemplava apenas uma parcela dos gestores do banco.

No ano de 2010, mais uma importante conquista foi obtida no acordo de PLR da Caixa: além da regra básica e da parcela adicional da regra Fenaban, os trabalhadores garantiram o pagamento da PLR Social, correspondente a 4% do lucro líquido do ano, distribuídos de forma linear entre todos os empregados.

A PLR Social foi conquistada após o reconhecimento do papel social da Caixa e da importância dos trabalhadores para a realização para politicas públicas.

 

 “Já recebemos a primeira parcela da PLR e lembramos que essa primeira parcela é paga sobre a projeção do lucro, e a segunda que será paga em março de 2020 considera o resultado efetivo”, acrescenta a conselheira eleita.

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas