Notícias

home » notícias

21 de Agosto de 2020 às 08:27

Em dia de negociação com a Fenaban, Sindicato faz ato na nova sede do BRB


Dando sequência às atividades da Campanha Nacional dos Bancários 2020, o Sindicato promoveu um ato em frente à nova sede do BRB na manhã desta quinta-feira (20). Participaram da atividade, que ocorreu horas antes da negociação com a Federação Nacional dos Bancos, diretores do Sindicato e da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN). 

O ato, que respeitou o distanciamento social e seguiu as orientações das organizações de saúde, contou com atualizações e informes sobre o processo de negociação com os bancos dentro da Campanha. Bancárias e bancários foram convocados a somar forças à mobilização nacional pela manutenção dos direitos e conquistas. 

A primeira proposta apresentada pela Fenaban representa um retrocesso para a categoria. Com a redução da PLR, os bancos sinalizaram pouca consideração com as reivindicações dos bancários e das bancárias. 

As cláusulas econômicas não são as únicas prioridades da Campanha deste ano. Com a pandemia, a categoria busca em mesa de negociação garantir melhores condições de trabalho. A diretora da Fetec e da CUT Brasília Samantha Sousa pontuou que “consta na nossa pauta de reivindicações a regulamentação do teletrabalho. Esse é um passo importante para o conjunto dos trabalhadores do ramo financeiro, considerando que vivemos uma nova realidade no mundo do trabalho”. 

Durante sua fala no ato, o secretário de Saúde da Fetec, Wadson Boaventura, lembrou da importância da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os trabalhadores contaminados pelo novo coronavírus. “A testagem dos bancários, categoria que compõe a linha de frente da luta contra a pandemia, e a emissão do documento são fundamentais para resguardar o trabalhador contaminado. Tendo em vista que alguns bancos costumam demitir trabalhadores que se afastaram por motivo de saúde, a CAT traz uma segurança para o futuro”, argumentou Wadson.  

Para o diretor da Fetec e empregado da Caixa Francinaldo Costa, a campanha deste ano “precisa da unidade da categoria para enfrentar a intransigência dos banqueiros, alimentada pela postura truculenta do governo federal, e garantir as conquistas, fruto de muitos anos de luta dos trabalhadores”. 

“Fundamental a participação de toda a diretoria do Sindicato em mais esta atividade de esclarecimento sobre os riscos que correm nossos direitos, independentemente de banco e a importância de acompanhar as notícias da entidade e de estarem juntos, fortalecendo a luta”, frisou o secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato e bancário do BRB, Ronaldo Lustosa. 

Na tarde desta quarta-feira (19), os representantes dos bancários do BRB participaram de negociação específica com o banco. O Sindicato divulgará os resultados da mesa em breve. 

Joanna Alves
Do Seeb Brasília 


Notícias Relacionadas