Notícias

home » notícias

29 de Junho de 2016 às 06:07

É importante refletirmos para que possamos nos preparar para manter e avançar em nossos direitos, diz Erika Kokay


Crédito: SEEB/RO

BrasíliaEm uma das mais aguardadas palestras da programação do 24º Encontro Estadual dos Bancários e Cooperativários de Rondônia, realizado no último final de semana, em Ji-Paraná, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) foi enfática em destrinchar todo o cenário político por qual passa o país e acrescentou que os bancos fazem parte daquilo que ela classifica como a bancada “BBBB”.

“Já tínhamos, no Congresso, a bancada BBB, que é a do boi, a da bala e a da Bíblia, mas acho que agora temos mais um “B”, que é a bancada dos bancos, porque os bancos estão em todas as matérias que dizem respeito à preservação da sua condição de ser hegemônica no desenvolvimento do capitalismo neste país. Sim, os bancos estão sempre presentes na Câmara, representados na Câmara, de forma invisibilizada e, como sabemos, o interesse de banqueiros, via de regra, é interesse que colide com interesse de bancário. O Brasil está nas mãos dos rentistas e isto é um fato. Quanto se paga com o pagamento dos serviços da dívida do país? 52% do orçamento! Em seguida vem a transferência para os Estados e municípios e depois vem o orçamento da Previdência. E lá embaixo vem o orçamento da saúde. Será que é possível que nós possamos ter um orçamento que atenda as demandas desse povo que tem que fazer as cicatrizes das ‘Casas Grandes’ e ‘senzalas’ quando 52% do orçamento sendo ‘garfado’ pelos rentistas, com essa taxa de juros? Por isso que o combate à taxa de juros e enfrentar o sistema financeiro fez com que o sistema financeiro fosse ‘costurando’ a estrutura para poder tirar Dilma Rousself, eleita legitimamente, do poder”, destacou a parlamentar.

Ela também falou ser imperiosa a democratização dos meios de comunicação, pois atualmente existe a “opressão midiática” no Brasil, que manipula a massa e promove o convencimento de que o desenvolvimento de cada indivíduo não se deve a nenhuma interferência do governo que durou 13 anos, mas simplesmente à interferência pessoal ou até mesmo divina.

Erika completou ainda destacando que o governo interino ainda vai ter que ‘pagar a conta’ do que ela chama de ‘golpe’ contra a democracia.

“O governo golpista está pagando a conta da Fiesp, da mídia golpista, dos bancos e demais interessados na saída de quem investiu na pobreza e na defesa dos trabalhadores. Enquanto isso, temos que nos manter fortes. Nós lutamos tanto pelos direitos e precisamos nos articular. Temos a mais bela unidade do movimento social desde a ditadura militar. Por isso ‘eles’ querem acabar com essa resistência. Não vamos permitir esse golpe que não tem fardas, mas tem paletós. Não tem coturnos, mas tem sapatos caros e de marca”, acrescentou.

 

O ENCONTRO

 

“Quero parabenizar o Sindicato de Rondônia, que tem realizado este Encontro, que permite a reflexão. É importante refletirmos para que possamos nos preparar, para manter nossos direitos, e avançarmos nestes direitos, especialmente agora que estamos na antevéspera da nossa Campanha Salarial. Diria que estamos com muitos riscos, pois como estamos em um processo de ruptura democrática, que ameaça muitos os direitos, com projetos na Câmara que aniquilam a CLT, a Constituição, e tudo aquilo que conquistamos com muita luta. Os que estão no poder, de forma interina, querem destruir os sindicatos, que existe para nos representar e defender nesse momento de fragilidade do processo de negociação. Esse país carrega muitas lágrimas, muitas marcas na pele e na alma para que tivéssemos que conquistar estes direitos e, particularmente a categoria bancária, que tem uma Convenção Nacional, que corre o risco de ser destruída ou sofrer retrocessos. Essas forças estão se aproveitando dessa ruptura democrática para arrancar direitos dos trabalhadores. Por isso parabéns ao Sindicato de Rondônia por realizar essa tão importante discussão acerca das nossas lutas e da capacidade que nós temos de enfrentar todos os desafios”, concluiu.

 

 

Fonte: SEEB-RO

Notícias Relacionadas