Notícias

home » notícias

11 de Junho de 2018 às 08:15

Diretora do SEEB/PA assume presidência do Conselho Fiscal da Previ


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - Uma mulher paraense assumiu, pela primeira vez na história, a presidência do Conselho Fiscal da Caixa de Previdência do Banco do Brasil (PREVI). Rosalina Amorim, ex-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará por dois mandatos, hoje diretora suplente da entidade e secretária de políticas sociais da Contraf-CUT, foi empossada como presidenta do Conselho Fiscal da PREVI na última segunda-feira, 4 de junho, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Outro paraense que também assumiu o Conselho Fiscal da Previ, em cargo de suplência, foi Haroldo do Rosário Vieira.

Foram empossados 30 membros para mandatos de quatro anos nos órgãos colegiados da Previ, compostos pela Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro.

“Ser a segunda mulher a assumir o Conselho Fiscal da PREVI e a primeira mulher do Pará com essa função no maior fundo de pensão da América Latina é, sem dúvida, motivo de muito orgulho e, também, de muita responsabilidade. Vivemos uma conjuntura de ataques sistemáticos aos direitos da categoria bancária e da classe trabalhadora em geral, sobretudo no que diz respeito ao direito à aposentadoria e aos benefícios previdenciários. Por isso, reafirmo o compromisso de construir uma gestão democrática e transparente no Conselho Fiscal da Previ, sempre defendendo os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Rosalina Amorim.

Em 2018 as eleições da Previ tiveram a maior participação histórica de votantes, com quase 120 mil associados exercendo o direito ao voto. A governança é o eixo central da credibilidade da Previ. O processo de renovação dos órgãos colegiados da entidade se repete a cada dois anos. Metade dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos do Previ Futuro e do Plano 1 é eleita pelos participantes. A outra metade é indicada pelo patrocinador, o Banco do Brasil.

Sindicato repudia boicote à posse de Paula Goto

O Sindicato dos Bancários do Pará repudia com veemência a decisão da PREVI em não empossar a candidata da Chapa 2 ELEITA para a Diretoria de Planejamento, Paula Goto.

Vale enfatizar que a PREVIC EMITIU o Atestado de Habilitação número 2018.435, com validade até 31.05.2022, para Paula Goto ser Diretora de Planejamento da PREVI. A candidata apresentou todas as documentações exigidas para disputa do pleito eleitoral e não foi impugnada por nenhuma chapa concorrente dentro do prazo regimental do processo eleitoral.

Além disso, O Banco do Brasil enviou declaração oficial à PREVIC atestando, de forma enfática, que Paula Goto tem sim experiência de 8 anos na área de investimentos, inclusive com substabelecimento de poderes de subsidiárias como BBDTVM, Brasilprev e BB Banco de Investimentos; e com certificação de investimentos CPA 20, da Anbima, e o certificado de investimentos do ICSS, ambas as instituições referenciadas pela própria PREVIC.

“A companheira Paula Goto, que já foi dirigente do nosso Sindicato, cumpriu todas as exigências do Estatuto, do Regulamento de Consulta aos Participantes e Assistidos e do Edital de Eleições da Previ, apresentando toda a documentação exigida. Portanto repudiamos todas essas manobras após o resultado das urnas para impedir a posse da companheira que foi eleita democraticamente. Ela e sua chapa já reivindicam o seu direito de assumir a função para a qual foi eleita pelos participantes da PREVI, mas nós não podemos nos calar frente a mais esse golpe do Governo Temer contra a classe trabalhadora e exigimos que a voz das urnas seja respeitada”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

Fonte: Bancários PA, com informações da PREVI


Notícias Relacionadas