Notícias

home » notícias

6 de Julho de 2018 às 08:24

Dia de Luta contra a privatização dos bancos e empresas públicas


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - O dia 5 de julho de 2018 foi marcado como o Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas e da Soberania Nacional. Por isso, trabalhadores e trabalhadoras protestaram em todo país contra ações do (des)governo Temer em querer privatizar o patrimônio público.

Em Belém, o Sindicato dos Bancários do Pará mobilizou a categoria e fez ato pela manhã, em frente à agência do Banco da Amazônia no bairro da Pedreira. Diálogo com a população através de carro som e a distribuição de informativos estiveram entre as atividades do dia.

Segundo a presidenta em exercício do sindicato, Tatiana Oliveira, é um absurdo o governo ilegítimo de Temer querer privatizar a Lotex (Loterias da Caixa), o que vai impactar diretamente nos programas sociais. “Muitas pessoas não sabem, mas além de alimentar os sonhos de milhões de apostadores, a renda dos jogos da Loteria Instantânea Exclusiva é revestida para a educação, esporte e outras áreas sociais”, destacou.

“O movimento sindical está organizado para derrubar essas ações, não queremos que os bancos públicos diminuam sem papel na sociedade, com investimento em crédito popular, habitação, agricultura familiar, educação, esporte, cultura, infraestrutura etc”, ressaltou a dirigente do sindicato e empregada do Banco da Amazônia, Suzana Gaia.

Para o dirigente do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Fábio Gian, o desemprego vai aumentar com a privatização dos bancos e empresas públicas. “O Banco do Brasil está na mira do capital internacional e está enfrentando um processo de encolhimento e ameaças diante do golpe conduzido por Temer”, alertou.

Os clientes que estavam presentes na agência demonstraram indignação com a proposta de privatização dos bancos e empresas públicas. O comerciante Júnior Campos disse não enxergar as melhorias para o povo com as privatizações. “Em razão de tudo que a gente vem vivendo no país e até em consequência do que foram alguns órgãos privatizados, a exemplo das companhias que fornecem energia elétrica, não tivemos um resultado satisfatório para a população, eu não vi de forma positiva. Acredito que seja mais um prejuízo para a sociedade”, pontuou.

“Eu apoio a mobilização dos bancários, temos que lutar pelos direitos dos trabalhadores sim. Com a privatização só vai piorar o serviço nos bancos, o governo não está nem aí para a população, e nós ficamos como?”, indagou a autônoma Maria de Fátima Araújo, cliente do Banco da Amazônia.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas