Notícias

home » notícias

3 de Agosto de 2020 às 07:21

Coronavírus: Sebastião Salgado apela ao STF para que expulse invasores de terras indígenas


Revista Fórum

O fotógrafo Sebastião Salgado gravou um vídeo onde apela ao Supremo Tribunal Federal para que os ministros da corte determinem a expulsão de invasores de sete terras indígenas como meio de evitar a transmissão de coronavírus. Há uma ação no STF sobre o tema e o caso vai ser julgado nesta segunda-feira (3).

“Essas invasões são, como vocês sabem melhor do que eu, completamente ilegais. Essas comunidades são protegidas pela Constituição e vocês são o último recurso”, diz Salgado.

No vídeo, Salgado diz: “Não é só necessário hoje socorrer as comunidades criando este cordão sanitário de proteção (…) como também a expulsão dos territórios indígenas dos invasores”, diz.

Ele diz ainda que as “pessoas de boa vontade” contam com a corte como “último e único recurso”. “Muito obrigado e desculpa eu incomodar e fazer uma solicitação a vocês, mas realmente a esperança está na mão do Supremo”, conclui.

Associações ligadas ao tema e Salgado reclamam da presença de garimpeiros nessas terras, que já foram demarcadas. Dizem que eles usam, por exemplo, os postos de saúde, e há um risco de eles levarem o vírus para as populações locais e indígenas isolados que ficam próximos.

 O vídeo será enviado aos ministros pelas entidades que fazem parte da ação.

Luís Roberto Barroso, que é o relator da ação, deferiu liminar solicitada pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) em que obriga a União a criar barreiras sanitárias em 31 terras isoladas para evitar a propagação da doença.

O ministro, porém, acatou parcialmente a solicitação de expurgo dos invasores. No lugar, ele pediu ao governo ações para isolá-los nas comunidades.

 

Com informações da Folha


Notícias Relacionadas