Notícias

home » notícias

24 de Maio de 2018 às 08:39

Contra descomissionamentos, Sindicato paralisa agência UnB do Banco do Brasil


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Em mais uma iniciativa contra os descomissionamentos arbitrários praticados pelo Banco do Brasil nas últimas semanas, o Sindicato paralisou na manhã desta quarta-feira (23) a agência da Universidade de Brasília (UnB).

No dia 11 passado, o Sindicato encaminhou ofício à Superintendência (Super), à Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes) e à Gestão de Pessoas (Gepes) pedindo a imediata anulação dos descomissionamentos. O documento também é endereçado às quatro unidades onde estão lotados os trabalhadores que perderam a função, entre elas a da UnB. Um protesto também já foi realizado na agência da 516 Sul.

"Os descomissionamentos desrespeitam frontalmente o acordo coletivo de trabalho do BB", denuncia a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho, presente ao protesto. "Isso porque, nas avaliações que levaram à perda da função, foram consideradas somente aquelas atribuídas pelas fontes superiores, que são os gestores, desvirtuando o modelo que é concebido por múltiplas fontes e que tem por princípio a participação ativa e efetiva de todos os funcionários no processo e o desenvolvimento profissional de cada um". 

O acordo específico é claro em sua cláusula 45ª: para o descomissionamento, deverão ser observados três ciclos avaliatórios insatisfatórios consecutivos. A norma ampara-se na média final da avaliação ao longo desses três ciclos, de forma a conceder tempo e oportunidade ao avaliado de desenvolver as competências que tenham sido avaliadas abaixo do desempenho esperado pelo banco.

Da Redação


LEIA MAIS

OFÍCIO AO BB: SINDICATO PEDE ANULAÇÃO DE DESCOMISSIONAMENTOS ARBITRÁRIOS

DESCUMPRIMENTO DO ACORDO COLETIVO: SINDICATO PARA AGÊNCIA DO BB EM PROTESTO CONTRA DESCOMISSIONAMENTOS ARBITRÁRIOS


Notícias Relacionadas