Notícias

home » notícias

9 de Dezembro de 2019 às 16:54

Comissão da Câmara cobra esclarecimentos do presidente do BB sobre privatização do banco. Audiência acontece nesta terça (10)


O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, será questionado nesta terça-feira (10) por parlamentares da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público sobre a reiterada defesa que tem feito da privatização do banco. A audiência pública tem início às 14h.

Rubem Novaes compõe com secretário de Desestatização, Salim Mattar, a linha de frente dos auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, no plano de desmonte e entrega do BB à iniciativa privada.

Em recente entrevista ao jornal O Globo, Guedes declarou, inclusive, que os estudos para a privatização estão em curso.

“A privatização do BB requer autorização do Congresso, mas o plano de desmonte do banco está em curso com a venda das subsidiárias IRB, BB Seguridade, Neoenergia, Cibrasec e SBCE e com a oferta secundária de ações. Além disso, enfrentamos a inconcebível situação de vermos a raposa tomando conta do galinheiro, o próprio presidente da instituição dando seguidas declarações contra o banco público”, denuncia o secretário de Imprensa do Sindicato, Rafael Zanon.

Resistência no Congresso

A audiência pública é fruto das articulações feitas pelo Sindicato e outras representações dos trabalhadores no âmbito do Congresso, em defesa dos bancos públicos e demais instituições ameaçadas, contando sempre com o forte empenho da bancária da Caixa e deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

O pedido para a realização do debate desta terça-feira foi feito por Erika Kokay e pelos também petistas Bohn Gass (RS), Rogério Correia (MG), Leonardo Monteiro (MG), Vicentinho (SP), Nilto Tatto (SP), Carlos Veras (BA) e Nelson Pellegrino (PE).


Fonte: Seeb Brasília


Notícias Relacionadas