Notícias

home » notícias

16 de Julho de 2020 às 09:12

Começa nesta quinta 16 novo curso de formação da Fetec-CUT/CN, baseado no livro A Elite do Atraso

Aulas serão quinzenais e virtuais. Livro de Jessé Souza mostra como a escravidão moldou a estrutura econômica, política, social e cultural e estão presentes no país até hoje


(Atualizado às 12h36)

A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) inicia nesta quinta-feira 16 de julho o terceiro curso de formação sindical. As aulas serão quinzenais, todas online, e abordarão a leitura, vídeos e debates sobre o livro A Elite do Atraso - Da escravidão a Bolsonaro, do sociólogo Jessé Souza, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O primeiro curso, realizado no segundo semestre do ano passado, foi baseado no livro A Era do Capital Improdutivo, do economista Ladislau Dowbor, da PUC-SP. O segundo teve como base a obra “Guerras Híbridas-Das revoluções coloridas aos golpes”, de Andrew Korybko. Ministrado no primeiro semestre deste ano, terminou no dia 25 de junho, com uma palestra de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete do presidente Lula e ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República na gestão Dilma Rousseff. A coordenação pedagógica co curso é de Jéter Gomes.

“Com esse terceiro curso em apenas um ano damos continuidade à nova política de formação da Fetec-CUT/CN. Estamos investindo forte nos cursos virtuais, procurando com isso minimizar o impacto da distância enorme entre os sindicatos de nossa base e também os impactos da epidemia causada pelo coronavírus”, afirma José Wilson, secretário de Formação da Fetec-CUT.

“Agora abordaremos o tema do livro A Elite do Atraso, fundamental para compreendermos a realidade, pois mostra como os quase quatro séculos de escravidão no Brasil moldaram a estrutura econômica, política, social e cultural e estão presentes na vida do país até hoje. Nosso objetivo é investirmos na melhor capacitação de nossos dirigentes, qualificando os para melhor desempenharem nossa funções que são tamanha responsabilidade”, acrescenta Zé Wilson.

Ex-presidente do Ipea entre 2015 e 2016, Jessé Souza é doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), professor da UFABC e autor de 27 livros, entre eles “A Ralé Brasileira”, “A Radiografia do Golpe” e “A Classe Média no Espelho”.

Sinopse do livro

Em A Elite do Atraso – Da Escravidão à Bolsonaro, o sociólogo Jessé Souza quer fazer o que, em sua opinião, nenhum intelectual da esquerda jamais fez: explicar o Brasil desde o ano zero.

Isso porque se ideias antigas nos legaram o tema da corrupção como grande problema nacional - conforme defende no livro -, só mesmo novas concepções sobre o país e seu povo poderiam explicar, de uma vez por todas, que as raízes da desigualdade brasileira não estão na herança de um Estado corrupto, mas na escravidão.

O autor escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão. Esse é o pilar de sustentação de nossa elite, a Elite do Atraso. Ele apresenta uma obra surpreendente, forte, inovadora e crítica na essência, com um texto aguerrido e acessível.

A primeira versão do livro, publicado em 2017, se chamava A Elite do Atraso - Da escravidão à Lava-Jato. Na nova versão, Jessé acrescentou os acontecimentos mais recentes, até o governo Bolsonaro.

Para saber mais sobre o livro, leia aqui entrevista concedida por Jessé Souza à revista Cult quando o livro foi lançado, em 2017. 


Notícias Relacionadas