Notícias

home » notícias

8 de Agosto de 2020 às 08:30

CN2020: Saúde e funções casadas em pauta na 2ª rodada com Banpará


As negociações da categoria bancária na Campanha Nacional 2020 seguem a todo vapor. Nesta sexta-feira (7), pela manhã, por videoconferência as entidades sindicais realizaram a segunda rodada de debates com o Banpará sobre o novo Acordo Coletivo de Trabalho do funcionalismo da instituição.

O tema saúde foi o eixo central dessa mesa, mas questões organizacionais como a desvinculação das funções de coordenadoria de retaguarda e tesouraria, ampliação do atendimento multiprofissional da GESAT para todas as unidades do banco e prerrogativas sindicais no Banpará também estiveram em debate.

“Hoje o principal debate foram os temas relativos à saúde. Fizemos diversas propostas no sentido de ampliar coberturas e atendimentos. Em algumas propostas o banco alegou impedimentos legais para atender e, noutras situações, se comprometeu a buscar melhorias”, destaca a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

“É muito importante essa fase de debates, análises, tomada de entendimento de cada parte sobre os direitos do funcionalismo, para irmos construindo o acordo coletivo, ajeitando o que não está redondo ainda. Espero, então, que a diretoria do banco reveja o posicionamento de não segregar, separar as funções de Gesin/coordenador de serviços e tesoureiro, distorção existente em diversas agências hoje, em que colegas trabalham com as responsabilidades de duas funções, mas recebem só por uma”, afirma a diretora da Fetec-CT/CN, Vera Paoloni.

“Tivemos debates importantes e produtivos com o Banpará nessa primeira semana de negociações da Campanha Nacional 2020. Reforçamos aos bancários e bancárias para manterem-se alerta e informados sobre as mobilizações da campanha e orientações das entidades sindicais. Estamos na luta em defesa dos nossos direitos e juntos seremos vitoriosos”, destaca a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim.

Os bancários e bancárias do Banpará foram representados pela vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira; pela diretora da Fetec –CUT/CN e funcionária do banco, Vera Paoloni; a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim e a assessora jurídica Dra. Camila Aranha.

Pelo Banpará participaram o diretor Paulo Arévalo, o supervisor Haroldo Cunha Junior, a advogada Lorena Sirotheau, a assessora da presidência Luana Pontes e o assessor da Dirad Igor Barbosa Gonçalves.

A próxima reunião será na próxima quarta-feira, dia 12/08 às 10h, a confirmar.

Veja abaixo o resumo da reunião:

ARTIGO 5º. FREQÜÊNCIA LIVRE DO DIRIGENTE SINDICAL

As entidades sindicais defenderam a ampliação da liberação de dirigentes, em função do aumento do quadro dos funcionários e número de agências; também sugeriu alterações quanto às férias e tratamento legal em caso de fusão do banco. O Banpará propôs a manutenção da redação do artigo como está hoje

ARTIGO 6º. DELEGADO SINDICAL

O Banco se compromete em manter a clausula já existente no acordo. As entidades sindicais apresentaram propostas para expandir as garantias de atuação dos delegados. O Banpará vai reavaliar sobre a abrangência do artigo 543 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

ARTIGO 15. INCLUSÃO DE DEPENDENTES NO PLANO DE SAÚDE

O Banco informou que está aberto um credenciamento de operadoras de plano de saúde por um período de 60 meses, cabendo às operadoras topar, ou não, o credenciamento, apresentando o que têm a oferecer. Propôs que a cláusula 40 do nosso atual Acordo Coletivo seja aditada, para que, afora a consulta aos planos de saúde, sejam apresentadas propostas para análise dos planos de saúde.

As entidades sindicais debateram muito a importância de ter ascendentes nos planos que aceitarem e apresentarão uma redação para contemplar o aditamento da cláusula 40.

ARTIGO 16. RELAÇÃO DOS TRABALHADORES COM A UNIMED
O banco já dá tratamento sobre esse tema, mas precisa formalizar no acordo um canal de suporte ao trabalhador. As entidades vão apresentar uma proposta de redação neste item.

ARTIGO 17. REEMBOLSO DO PLANO DE SAÚDE PARTICULAR

Banpará afirma que não há como atender esse item, pois já existe a disponibilização de um plano de saúde.

ARTIGO 18. CONTINUIDADE DO PLANO DE SAÚDE

Esse direito já é mantido em caso de afastamento. Será registrado como compromisso na ata da reunião.

ARTIGO 40 DESVINCULAÇÃO DAS FUNÇÕES DE COORDENADOR DE RETAGUARDA E TESOURARIA

O Banco informa que não tem demandas dos trabalhadores sobre esse tema, pois essa função já se enquadra na estrutura administrativa do banco. A defesa do movimento sindical está no fato em que agências nível 3 e 4 têm acumulo de função.

Banpará entende que não deve ser colocado em acordo, pois já tem um manual que trata esse tema e deve ser apresentado às entidades.

ARTIGO 41. EXTENSÃO DO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL DO GESAT A TODAS AS UNIDADES DA EMPRESA

O Banco informou que, no que é cabível, já atende todos os pontos apresentados nesse artigo e se compromete com o parágrafo 7 em firmar os convênios para atendimentos psicoemocionais do funcionalismo.

ARTIGO 42. MULTA DECORRENTE DE NÃO CUMPRIMENTO DO ACT

Ficou para próxima reunião

ARTIGO 43. VIGÊNCIA

Também ficou para a próxima reunião.

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas