Notícias

home » notícias

18 de Agosto de 2020 às 19:22

CN2020: Banpará diz que segue Fenaban nas cláusulas econômicas


O Banpará afirmou que seguirá a proposta da Fenaban para as cláusulas econômicas do novo Acordo Coletivo de Trabalho do seu funcionalismo. A decisão foi apresentada na quinta rodada de negociações com as entidades sindicais na Campanha Nacional 2020, realizada na tarde desta terça-feira (18), por teleconferência.

Na oportunidade, o Banco do Estado do Pará também trouxe contrapropostas para temas como auxílio para filhos com deficiência e programa de saúde e qualidade de vida.

Para a próxima rodada que ocorrerá virtualmente nessa sexta-feira 21/08, às 10h, o Banpará afirmou que trará redação sobre segurança bancária, acrescentando a realização de seminário à distância, via EAD, assim como uma nova redação sobre convênios de saúde. Também trará uma proposta para o Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, a ser apresentada nas próximas rodadas.

“O Banpará se comprometeu em seguir a mesa da Fenaban nas cláusulas econômicas, mas ainda estamos tentando avanços na mesa específica. É importante a categoria se manter mobilizada em torno dos nossos direitos”, afirma a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

“Avaliamos como positiva a contraproposta trazida pelo banco sobre o auxílio para filhos com deficiência, mas ainda tem muitas questões importantes que ainda estão pendentes, como o PCCS. Seguimos na luta e a mobilização de todos e todas nos meios digitais é muito importante para garantirmos nossos direitos e conquistas no Banpará”, destaca a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim.

“Desta quinta rodada, ressalto como bem importante termos conseguido sensibilizar a diretoria do banco para o auxílio aos bancários que têm filhos com deficiência, que passarão a ter um valor mais significativo. Também, o fato do Banpará sinalizar em acompanhar a Fenaban nas cláusulas econômicas, desde que não signifique retirada de direitos. E, ainda, reformatar o Programa de Saúde e Qualidade de Vida, ampliando para bancários e bancárias de todos os municípios. Na sexta-feira (21) tem nova rodada e estamos quase na linha de chegada da Campanha. O atual acordo está praticamente fechado, faltando PCS e melhorias em alguns auxílios tão fundamentais para a sobrevivência. Fiquemos ligados na campanha, nas redes sociais do Sindicato, Fetec-CUT/CN e Contraf-CUT”, ressalta a diretora da Fetec-CUT/CN e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

Os bancários e bancárias do Banpará foram representados na mesa de negociação de hoje pela vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira; pela diretora da Fetec –CUT/CN, Vera Paoloni; a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim e a assessora jurídica Camila Aranha.

Pelo Banpará participaram o diretor administrativo Paulo Arévalo, a advogada Lorena Sirotheau Lestra, o superintendente da Suape Haroldo Ney Jr e os assessores da Dirad Igor Gonçalves e Luana Pontes.

Confira o resumo da 5ª rodada com o Banpará

1. BANCO DE HORAS
. O banco pretende colocar um único prazo para ser trabalhado dentro do banco;
. As entidades entendem que, para os casos do COVID-19, deve ser colocado o prazo de 18 meses;
. O banco se compromete em fazer uma contraproposta para o que foi apresentado pelas entidades.

Contrapropostas do Banpará

2. AUXÍLIO PARA FILHOS E DEMAIS DEPENDENTES COM DEFICIÊNCIA
O banco apresentou contraproposta de reajuste no Auxílio para R$ 1.500,00

3. PROGRAMA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
.O Banpará se compromete com ampliação nos credenciamentos para melhor atender aos trabalhadores de todos os municípios que têm Banpará;
. As entidades destacam que é importante que tenha um prazo para as fases do programa e quantitativo de ampliação.

Compromissos para as próximas rodadas

4. Apresentar uma nova proposta sobre segurança bancária, incluindo a possibilidade do Seminário à distância;
5. Apresentar uma nova redação para os convênios de saúde;
6. Apresentar proposta para o PCCS.

Garantia para as Cláusulas Econômicas

7. O banco afirma que vai seguir o índice da Fenaban.

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas