Notícias

home » notícias

19 de Julho de 2016 às 13:54

Caixa prorroga por 90 dias o pagamento do adicional dos avaliadores de penhor. Dia Nacional de Luta será nesta quarta-feira

Anúncio ocorreu em resposta ao ofício entregue pela CEE/Caixa, durante negociação da mesa permanente no dia 12. Mobilização do setor visa reivindicar mais respeito e melhores condições de trabalho


Crédito: Fenae
Brasília - Graças à pressão dos trabalhadores, a Caixa Econômica Federal prorrogou por 90 dias o pagamento do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), em resposta ao ofício entregue pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), durante a negociação da mesa permanente realizada na terça-feira da semana passada, dia 12 de julho, cobrando a retomada do benefício. Na reunião, a empresa recuou e manteve o adicional durante o mês de julho. Nesta quarta-feira (20), a categoria realizará, em todo o país, um Dia Nacional de Luta para reivindicar melhores condições de trabalho para os empregados do setor.


O corte do adicional foi anunciado pela Caixa no dia 5 de julho, em comunicado interno, alegando que laudos de empresas contratadas consideraram que o ambiente em que se manipulam produtos químicos pelos avaliadores não apresenta risco à saúde e que, portanto, os empregados da área não teriam mais direito ao correspondente a 40% do salário mínimo (R$ 352).

“Os relatos que temos dos trabalhadores demonstram exatamente o contrário. Os profissionais estão trabalhando em condições precárias, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) inadequados”, destaca a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Matheus, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae. E acrescenta: “Não defendemos ambiente insalubre. Nossa reivindicação é que nenhuma unidade ofereça risco aos trabalhadores”.

As entidades representativas contestam os laudos apresentados até agora pelo banco para justificar a suspensão do adicional. Segundo informações repassadas pela Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal (Anacef), a maioria dos laudos foi baseada em apenas uma amostragem, e nos casos positivos o banco solicitou que o empregado refizesse.

Novos laudos estão sendo realizados em algumas unidades da Caixa pelas entidades sindicais, e até o dia 11 de agosto os representantes dos trabalhadores voltarão a ser reunir, extraordinariamente, com a Caixa, para retomar o debate sobre o problema.

Pressão

A mobilização em defesa de melhorias nas condições de trabalho dos avaliadores do penhor será intensificada nesta quarta-feira (20).  A orientação da CEE/Caixa é para que os trabalhadores realizem um Dia de Luta em todo o país.  Está sendo divulgada uma carta aberta aos empregados, clientes e usuários do banco, focando na importância da atividade dos avaliadores de penhor e defendendo um ambiente salubre para os trabalhadores do setor. Clique aqui e confira a carta.

A orientação é para que fotos e relatos das atividades realizadas no dia 20 sejam postadas nas redes sociais. Convém ainda remeter o material para as entidades representativas, a exemplo da Contraf/CUT ([email protected]) e da Fenae ([email protected]).

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas