Notícias

home » notícias

30 de Julho de 2020 às 18:00

Brasil registra 1.129 mortos pela covid-19 em 24 horas. Pandemia segue descontrolada


RBA

São Paulo – O Brasil tem mais um dia com mais de mil mortes registradas pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Em 24 horas, foram 1.129 novas vítimas. A informação foi dada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em boletim divulgado no início da noite desta quinta-feira (30). Desde o início da pandemia, em março, já são 91.263 mortos pelo vírus nesta, que é a maior crise sanitária do século.

O número de novos doentes no período também foi elevado. Foram 56.837 casos, totalizando 2.610.102 brasileiros infectados desde março. O Brasil segue como segundo país mais atingido pelo vírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que totaliza quase 4,5 milhões de casos e mais de 152 mil mortos.

Em relação aos países sul-americanos, o Brasil é o mais afetado. A soma dos 11 países do continente é de pouco mais de 45 mil mortos. A população do Brasil é similar ao total dos outros membros do continente, entretanto, as mortes são mais que o dobro.

Outro dado importante em relação à pandemia no Brasil é a subnotificação. O Brasil é um dos países que menos realiza testes de covid-19 no mundo. Mesmo os profissionais de saúde, que trabalham diretamente em contato com o vírus, são pouco testados. Estudo divulgado hoje (30) pela Fundação Getúlio Vargas revela que menos da metade desses trabalhadores já passou por testagem.

Dados consolidados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass)

Epicentro

O Brasil vive uma situação ímpar no mundo. No país, as autoridades que deveriam ser responsáveis pelo controle e combate à covid-19 pouco ou nada fizeram. O governo federal, de Jair Bolsonaro, desde o início desdenha da ciência e do vírus; promove aglomerações constantes e força pelo fim do isolamento.

Os governadores que, no início da pandemia decretaram medidas leves de distanciamento, agora passam a suspendê-las de forma precoce, de acordo sem ouvir os alertas de cientistas. O resultado é que o Brasil é o epicentro da pandemia de covid-19 no mundo há cerca de um mês, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre as unidades da federação, São Paulo segue a mais afetada. O estado tem 529.006 doentes, de acordo com registros oficiais, e 22.710 mortos. Em seguida vem o Ceará, que tem mais casos do que o terceiro mais afetado, Rio de Janeiro, mas menos mortes. Isso se dá pois o Ceará é um dos estados que mais testa no país. Ceará tem 171.468 doentes e 7.661 mortos; Rio de Janeiro tem 163.642 infectados e 13.348.

Tabela dos estados mais afetados pela covid-19 no Brasil

Notícias Relacionadas