Notícias

home » notícias

9 de Julho de 2018 às 16:23

Benefícios no BRB são fruto da luta dos bancários


Crédito: Reprodução

Brasília - Nos últimos dias, o BRB divulgou, por meio de sua intranet, mensagens informando quanto gastou com o pagamento de benefícios aos empregados no ano de 2017. As mensagens elencaram gastos com auxílio alimentação/refeição, auxílio creche, vale transporte, auxílio natalidade, auxílio funeral, seguro de vida, bolsa de estudo, auxílio instrução, crédito educação, mestrado/doutorado, auxílio idioma, vale cultura e ainda pagamento de aluguel em função de mudanças de domicílio para empregados transferidos para outras cidades a serviço do banco. 

O Sindicato considera muito importante a disseminação destes conhecimentos, para que todos os empregados saibam de sua existência. Porém, considerando que as mensagens deixaram de registrar uma informação fundamental, o Sindicato publica para todos os empregados esta mensagem, que pode ser considerada a quarta parte que o BRB, provavelmente por deliberado esquecimento, não publicou. Os benefício pagos são fruto da luta dos empregados ao longo dos anos. Ou seja, é importante esclarecer que os benefícios de que tratam as mensagens constam em acordo coletivo por força da luta dos bancários e bancárias do BRB, que deram muito de si para conseguir construir um acordo considerado um dos melhores do país. 

A forma como o banco divulga as informações deixa transparecer que tudo foi dado pela direção do banco como um presente, na medida em que ignora como estes benefícios compõem hoje a realidade de cada empregado e empregada do BRB. 

“Construímos com muita luta, muita disposição, muita mobilização, este conjunto de benefícios. Cada empregado do banco tem uma parcela de responsabilidade nesta construção. Se o banco se regozija de divulgar isto, deve reconhecer que isto é fruto do suor de trabalhadores que não mediram esforços para chegarmos a este acordo que temos. E, certamente, não medirão esforços para mantê-los e avançar”, diz Daniel de Oliveira, diretor do Sindicato. 

“É importante salientar que a nova CLT (com a lei da deforma trabalhista) coloca em risco todas estas conquistas. Portanto, companheiro e companheira do BRB, está em suas mãos a manutenção e ampliação destes benefícios. Estamos em campanha nacional pela nossa data base. Levante-se, engaje-se e lute pela permanência dos benefícios que temos, pois eles estão em risco. Mais do que lutar pela sua manutenção, lute conosco pela ampliação deles”, finaliza Samantha Sousa, diretora da Fetec-CUT/CN.


Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas