Notícias

home » notícias

27 de Junho de 2020 às 06:00

BB: Sindicato discute com a Gepes local questões relacionadas à pandemia


Em reunião realizada com a Gepes na última semana, o Sindicato tratou de demandas relacionadas a protocolos de retorno ao trabalho, bem como ao home office.

Retorno ao trabalho

Para o retorno ao trabalho de bancários da Contadoria (Coger) e da Diretoria de Controladoria (Dirco), os dirigentes sindicais cobraram que haja uniformidade de tratamento. A negociação com o Sindicato é algo fundamental para que esse entendimento seja possível, sem maiores ruídos.

Para o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, deve-se priorizar a redução da jornada, com quantidade mínima de pessoas por turno no prédio e possibilidade de rodízio dos colegas que estão em trabalho presencial. O Sindicato aponta ainda a necessidade de conscientização e sensibilização para convivência com a situação excepcional, de modo a garantir a devida aplicação do protocolo, com redução das chances de contágio pelo coronavírus.

“Há pessoas que estão fora do grupo de risco e estão sendo chamadas de volta para o trabalho presencial, o que tem gerado insatisfação entre os colegas”, lembra a diretora do Sindicato Marianna Coelho.

Em atendimento à sugestão feita pelos dirigentes sindicais, a Dipes iniciou podcasts a respeito da pandemia, esclarecendo sobre temas como testagem, isolamento, medo de ficar doente, retorno do colega que testou positivo (acolhimento da equipe).

Proteção aos trabalhadores terceirizados

Em relação aos casos de Covid-19 entre os terceirizados, o Sindicato reivindicou desde o começo da pandemia o cumprimento de protocolo para que as empresas terceirizadas enviassem outras equipes em razão do isolamento desses trabalhadores que prestam serviços nas unidades do banco e testassem aqueles de vigilância, limpeza, copa e telefonia antes do retorno.

Foi solicitada à Gepes a intermediação de reunião com as empresas terceirizadas (vigilância e asseio e conservação) e com os sindicatos envolvidos. A gerência se comprometeu a encaminhar o pedido às diretorias responsáveis e verificar a possibilidade de acionar outros sindicatos para uma reunião sobre o tema.

O Sindicato frisou a importância do diálogo permanente para a solução dos problemas apontados pelos trabalhadores que permanecem no exercício de suas atividades durante a pandemia.

Da Redação


Notícias Relacionadas