Notícias

home » notícias

24 de Março de 2020 às 15:53

Bancários querem fechamento das agências


O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) esteve reunida com a Fenaban nesta segunda-feira, 23, para discutir as medidas a serem tomadas diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Os representantes dos trabalhadores cobraram o contingenciamento da entrada de clientes e usuários nas agências bancárias e demais unidades, com o agendamento para casos de atendimento presencial e somente nos casos de extrema necessidade.

O Comando Nacional também reivindicou a suspensão das metas e a manutenção do atendimento não presencial das atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020 (que estabelece em seu artigo 3º § 1º inciso XX que são atividades essenciais no setor financeiro: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”).

Foi também enviado um ofício ao Banco Central, que acatou a solicitação e autorizou os bancos a realizarem contingenciamento de entrada nas agências e horários diferenciados de funcionamento. Agora, a grande preocupação é com as agências, que precisam de equipamentos pois mexem com numerário e atendem diretamente os clientes.

Outro tema discutido é o fechamento das agências e demais unidades para conter a ploriferação do coronavírus e o risco de contágio dos funcionários e clientes.

A categoria aguarda uma resposta urgente da Fenaban.


Notícias Relacionadas