Notícias

home » notícias

18 de Setembro de 2020 às 07:10

Bancários protestam contra demissões no BBVA Colômbia


Na sexta-feira (18), bancários das bases dos sindicatos associados à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e demais entidades que compõem a UNI Américas Finanças participam de uma Mobilização Virtual contra as demissões e outros atropelos que estão acontecendo no BBVA Colômbia.

A atividade foi organizada pelos sindicatos da Asociación Colombiana de Empleados Bancarios (ACEB) e da Unión Nacional de Empleados Bancarios (UNEB) após meses de tentativas de negociações com o banco e denuncias da situação enfrentada pelos trabalhadores.

Além de fechar os escritórios, o banco está negando as licenças sindicais, estabeleceu unilateralmente um protocolo de segurança para a Covid-19 desconhecendo o Comitê de Segurança e Saúde no Trabalho, contratou médicos para que, através de uma avaliação telefônica, determinassem se o trabalhador está contagiado com a Covid-19 e se pode ou não voltar às suas funções, ou se os trabalhadores com comorbidades (hipertensão, diabetes, obesidade etc.) devem ou não voltar a trabalhar nos escritórios ou se podem continuar trabalhando em home office.

“Sabemos quais são as condições impostas pelos bancos aos trabalhadores. Aqui no Brasil também temos que enfrentar situações semelhantes. Por isso, nos unimos a esta causa para mostrar nosso apoio e aumentar a pressão sobre o BBVA”, disse o secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Roberto von der Osten. “Por meio de uma ferramenta virtual, trabalhadores do mundo inteiro pode apoiar a causa e participar da manifestação. E é importante a nossa união para defendermos nossos direitos e nossos empregos”, concluiu.

O local virtual do protesto é a Praça Bolívar em Bogotá. Para participar, acessar o link e definir o “cartaz” com um texto de protesto, por exemplo: “Chega de Demissões no BBVA Colômbia” e clicar em Protestar!

“Mesmo estando em nossas casas, todos podemos participar do protesto contra o comportamento anti-trabalhista do BBVA Colômbia”, disse von der Osten.


Notícias Relacionadas