Notícias

home » notícias

16 de Novembro de 2017 às 08:34

Bancários protestam após funcionária ser demitida pela segunda vez pelo Santander


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - O Santander demitiu, na manhã de ontem, segunda-feira 13/11, pela segunda vez uma bancária que já tem quase 18 anos de dedicação ao banco espanhol. E, a exemplo do que aconteceu em março de 2016, novamente ela foi demitida sem a menor justificativa.

Na primeira vez o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), conseguiu liminar na Justiça do Trabalho (Processo 0000486-96.2016.5.14.0005) que obrigou o Santander a reintegrá-la ao emprego, sob pena de multa diária no valor R$ 1.000,00. Na época ela foi desligada mesmo gozando de estabilidade acidentária por conta de auxílio-doença previdenciário por período superior a 15 dias.

Após alguns meses trabalhado sob amparo da liminar, a trabalhadora conquistou a reintegração permanente em julgamento realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Ou seja, ela não poderia ser novamente demitida logo após ganhar a ação na justiça local.

Por conta de mais essa demissão os bancários do Santander e dirigentes do SEEB-RO atrasaram por duas horas a abertura da agência da avenida Sete de Setembro, no Centro de Porto Velho.

"E essa demissão vem no primeiro dia útil após a vigência da nova CLT, que começou no último sábado e que só atende aos interesses dos patrões e poderosos empresários, principalmente os bancos. Sabemos que o Brasil é o país onde o Santander registra seu maior lucro a nível global, e mesmo assim o banco 'recompensa' os seus funcionários com demissões sem o menor aviso prévio, principalmente aqueles que dedicaram décadas de suas vidas ao banco. E esta postura desumana do Santander e demais bancos, aliada a esta realidade temerosa da nova lei trabalhista imposta por este governo golpista, só nos dá a certeza de que podemos esperar coisas ainda piores para este futuro sombrio para a classe trabalhadora", menciona Clemilson Farias, diretor de Imprensa do Sindicato e funcionário do Santander.

 

Fonte: SEEB-Rondônia

Notícias Relacionadas