Notícias

home » notícias

25 de Maio de 2016 às 15:15

Bancários participam das comemorações dos 57 anos do Sindicato


Crédito: SEEB/CGMS
O presidente do SEEB-CG disse que este é um momento importante para resgatar a história do sindicato

Campo Grande MS - Na noite dessa terça-feira, dia 24, bancários, bancárias e representantes sindicais compareceram na sede do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região para comemorar os 57 anos de fundação da entidade.  Uma história que começou no dia 25 de maio de 1959. 

O presidente do SEEB-CG, Edvaldo Barros, agradeceu a presença de todos e disse que este é um momento importante para resgatar a história do sindicato e da luta dos bancários. “Ao longo dos anos, foram várias conquistas e benefícios em prol dos trabalhadores, que só conseguimos com luta e união da categoria. Precisamos fazer este resgate da história para podermos avançar para os próximos desafios”, comentou.

“O ano passado já foi muito difícil a negociação salarial. Então, neste ano de crise política, vai ser mais difícil ainda, por isso, precisamos dos bancários unidos para manter as conquistas atuais e avançar em outras reivindicações para a categoria”, ressaltou Edvaldo.

Essa conjuntura política atual desfavorável para o trabalhador também foi lembrado pelo presidente da CUT/MS, Genilson Duarte. Ele lembrou que a categoria dos bancários é importante para toda a economia, bem como para os demais trabalhadores: “Essa categoria serve de diferencial para as demais. A partir das conquistas dos bancários, é que os demais trabalhadores buscam e fazem suas reivindicações. E este ano, mais uma vez, num ano que vai ser difícil de negociar, estaremos do lado dos bancários nessa luta”.

Representando a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-CUT/CN, Jacy Afonso de Melo, secretário de Formação Sindical da entidade, fez um panorama da história da categoria, mostrando a importância dos bancários em cada conjuntura política e econômica do Brasil. Jacy Afonso também se lembrou da época em que os bancários foram sumariamente reduzidos, passando de 1 milhão de trabalhadores para apenas 400 mil, sem falar que ficaram 8 anos sem reajuste, apenas com a política de abono. 

“Por isso, é tão importante luta organizada e unidade da classe. Hoje, os bancários são uma das categorias mais organizadas do País. Através de mobilizações e greves, conseguimos importantes conquistas, sendo a principal o contrato coletivo unificado, em que os bancários têm os mesmos direitos e benefícios em todo país”.

Após um breve discurso de cada integrante dos componentes da mesa, houve o lançamento da revista que conta a história dos 57 anos do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e também uma homenagem aos ex-presidentes que estavam presentes.  E para encerrar a noite, o sindicato ofereceu um coquetel aos presentes.

Fonte: SEEB/Campó Grande MS - Assessoria


Notícias Relacionadas