Notícias

home » notícias

25 de Novembro de 2016 às 06:35

Bancários MS se reúnem com BB para discutir reestruturação


Crédito: SEEB/CGMS

Campo Grande MS - Na tarde desta quinta-feira, dia 24, os diretores do Sindicato dos Bancários estiveram em reunião com a Superintendência Regional e a Gestão de Pessoas do Banco do Brasil. O encontro foi para discutir o anúncio de reestruturação do banco, com fechamento de centenas de agências, cortes de milhares de cargos e o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada.

O dirigentes sindicais solicitaram um diagnóstico dos cargos afetados aqui no Estado e também o remanejamento dos trabalhadores das agências que serão extintas. Em Mato Grosso do Sul, duas agências serão fechadas em Campo Grande (Cachoeira e Parque das Nações) e uma em Corumbá. Outras quatro serão transformadas em postos de atendimento: Campo Grande (UFMS), Rio Negro, Dourados e Ponta Porã.

Leia também: Sindicato dos Bancários se mobiliza contra a reestruturação do Banco do Brasil

“O banco tomou uma medida de forma unilateral, sem discutir e debater o assunto com as entidades sindicais que representam os trabalhadores. Agora vamos tentar acompanhar todo o processo, para poder orientar da melhor forma os bancários”, informou o presidente do sindicato, Edvaldo Barros.

A Superintendência se comprometeu em fazer esse levantamento e repassar as informações ao sindicato. Quanto ao programa de aposentadoria, até agora, pelo menos 5 mil bancários já fizeram a adesão. O BB pretende atingir até 18 mil funcionários por meio de um plano de aposentadoria incentivada, o PEAI.

“Se os bancários já estavam sofrendo com a sobrecarga de trabalho, agora a situação tende a piorar com a falta de 18 mil bancários que poderão se aposentar. Isso representa a precarização de trabalho e exploração dos que vão continuar trabalhando. Sem falar que a população também será diretamente atingida, com o fechamento de agências e poucos bancários para realizar os atendimentos”, ressaltou o secretário jurídico do sindicato e funcionário do BB, Orlando Almeida Filho. Também participaram da reunião os diretores do sindicato e funcionários do BB, Luciana Rodrigues e Rubens Alencar. 

 

Plenária

No próximo dia 28, a partir das 18 horas, haverá uma plenária para discutir o assunto com os bancários. Na oportunidade, os trabalhadores poderão tirar dúvidas com o departamento jurídico que estará presente. Quem quiser, também pode já mandar os questionamentos para o e-mail: [email protected].

 

Fonte: Tatiana Martins - SEEB-CG


Notícias Relacionadas