Notícias

home » notícias

22 de Março de 2019 às 18:33

Bancários MS se mobilizam em ato contra a reforma da previdência


Crédito: Reginaldo de Oliveira - MSC

Campo Grande MS - Nesta sexta-feira, dia 22, é Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. Em todo o Brasil está ocorrendo panfletagens, atos, manifestações e assembleias. Em Campo Grande, a mobilização ocorreu na Praça do Rádio Clube, com a participação dos bancários e diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região e também de outros movimentos sociais e sindicais de todo o estado de Mato Grosso do Sul. 

A PEC da reforma da previdência impõe a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) se aposentarem, aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos para receber benefício parcial e acaba com a vinculação entre os benefícios previdenciários e o salário mínimo. O ato tem como objetivo barrar a PEC e defender o direito a uma aposentadoria justa.

Para o presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, essa reforma é muito nociva para todos os trabalhadores e, por isso, todos precisam estar cientes de não aceitar mais esse retrocesso.

"Queremos chamar atenção de todos os trabalhadores e da população em geral sobre o tamanho do prejuízo que essa reforma irá trazer. Pressionar os parlamentares que votarão essa PEC, para que votem a favor dos trabalhadores. Além de aumentar o tempo de contribuição, ela também irá tirar renda do trabalhador. Não podemos aceitar isso de maneira nenhuma", enfatizou Edvaldo.

 

Segundo a secretária geral do sindicato, Neide Rodrigues, o SEEBCG-MS une forças com o movimento de todo o Brasil para barrar a reforma da previdência.

"O sindicato dos bancários não poderia deixar de participar de mais esse movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores. Vamos juntos fortalecer a luta com as demais centrais e trabalhadores para que possamos derrotar, por vez, esta proposta do governo federal. Essa luta é de todos", comentou.

Após a concentração na Praça do Rádio, os manifestantes saíram em passeata pelas principais ruas do centro de Campo Grandem encerrando o ato em frente a agência central do Banco do Brasil. Um caixão foi carregado pelos manifestantes que representou o enterro simbólico da reforma. Cruzes também foram colocadas no canteiro central na Avenida Afonso Pena. Os diretores do SEEBCG-MS também entregaram um material informativo à população e aos bancários sobre os principais pontos da Reforma da Previdência.

Emprego até os 62 e 65 anos

No caso do setor financeiro, se a reforma for aprovada, o bancário vai ter emprego no banco até os 62 ou 65 anos?? Pesquisa do Dieese e Contraf, em 2018, revela que os bancos continuam concentrando suas contratações nas faixas etárias até 29 anos, em especial entre 18 e 24 anos, na qual foram contratados 9.522 trabalhadores. Acima de 30 anos, todas as faixas apresentaram saldo negativo, com destaque para a faixa de 50 a 64 anos, com fechamento de 7.212 postos de trabalho. E de acordo com Censo da Diversidade, da Fenaban, bancários com 55 anos e mais representavam apenas 6,9% da categoria em 2014.

Pressão aos congressistas

O texto da Reforma da Previdência precisa passar pela Câmara e pelo Senado. O momento agora é de pressionar a bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso, que é composta por 3 senadores e 8 deputados federais. O governo de Michel Temer tentou aprovar uma Reforma da Previdência entre 2017 e 2018, mas os protestos em todo o país barraram a tramitação no Congresso.

Calcule os impactos na sua aposentadoria

O Dieese disponibilizou uma calculadora onde o cidadão consegue conferir de que maneira a reforma da previdência afeta sua aposentadoria.

Nessa calculadora, é possível conferir quanto tempo você deverá trabalhar para se aposentar com valor integral; ou para atingir a idade mínima; ou para atingir o tempo mínimo de contribuição. Calcule aqui:

Por: Daiana Porto - SEEB/Campo Grande MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira - MSC


Notícias Relacionadas