Notícias

home » notícias

23 de Junho de 2017 às 09:00

Bancários e bancárias da Caixa definem prioridades para a Campanha Nacional


Na Caixa, uma das principais prioridades para a minuta específica da delegação paraense, que será defendida no 33º Conecef em São Paulo, está relacionada com o plano ‘Saúde Caixa’ e traz dois pedidos de melhorias para a categoria da região Norte, uma das mais penalizada com a falta de médicos credenciados, o que faz com que muitos bancários e bancárias paguem pelo atendimento médico que precisam e esperar o reembolso; outra alternativa é vir à capital paraense.

Diante dessa realidade, a categoria do Pará pede a alteração do valor de tabela para regiões com menos credenciados, bem como a ampliação da rede de credenciados na região, além de um 0800 nacional que possa responder as demandas em tempo hábil.

“Insistimos nessa pauta, pois a saúde é primordial é necessária para toda a categoria que está cada vez mais adoecida diante da redução do quadro de funcionários, a cobrança por metas e as péssimas condições de trabalho”, destaca a vice-presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

Uma pesquisa de mestrado da Unicamp da economista e ex-bancária Taíse Cristina Gehm, aponta que diversas transformações nas instituições financeiras, sobretudo entre os anos de 1990 e 2000, contribuíram para o aprofundamento da pressão nas relações de trabalho entre os profissionais.

“Essa pressão no trabalho, resultado de constantes cobranças sobre vendas e metas, tem se tornado uma fonte de adoecimento dos bancários. As principais doenças estão relacionadas às LERs/ Dorts [Lesões por Esforço Repetitivo/ Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho] e doenças psíquicas”, aponta a pesquisadora, que trabalhou no extinto banco ‘Nossa Caixa’ entre 2006 e 2007.

Outras reivindicações – Outros pontos levantados foram as condições de trabalho, cada vez piores, com a saída de empregados e nenhuma contratação desde maio de 2015 no Pará. “Essas baixas vêm acarretando diversas situações como desvios de função e sobrecarga de trabalho, sobretudo com a liberação das contas inativas do FGTS que começou no início do ano”, lembra o dirigente sindical e bancário da Caixa em Parauapebas, Diones Lima.

Outro tema bastante debatido durante o Encontro foi a situação da Funcef, cuja proposta do Pará é que seja organizado um Seminário Nacional, pela Fenae em parceria com os sindicatos e demais entidades, com participação da base, tal evento deve ser também reproduzido nos estados para ampliar o acesso às informações com o objetivo de fortalecer a cobrança do contencioso judicial.

33º Conecef – Empregados da ativa e aposentados da Caixa realizam entre 30 de junho e 2 de julho o 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). O evento será realizado em São Paulo (SP), no Hotel Holiday Inn, no Anhembi.

A categoria do Pará será representada pelos delegados e delegadas eleitos no 9º Encontro Estadual da Caixa que aconteceu no último sábado (17), na sede do Sindicato: Tatiana Oliveira, Kellem Almeida, Josiana Oliveira, Jackson Valentim, Diones Lima, Paulo Silva e como observador Francinildo Salvino.

Confira aqui a programação do 33º Conecef

 

Fonte: Bancários PA com informações do Portal Unicamp


Notícias Relacionadas