Notícias

home » notícias

25 de Maio de 2016 às 15:06

Bancários de MT lutam contra demissões no Bradesco


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - Comissão de Organização de Empresa (COE) convocou para hoje, quarta-feira (25.05) o Dia Nacional de Luta em defesa do Emprego nas agências do Bradesco, atendendo a convocação nacional, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) retardou por duas horas a abertura da Agência Bradesco, localizada na Rua Barão de Melgaço, centro financeiro de Cuiabá/MT.

De acordo com o diretor do Seeb/MT e funcionário do Bradesco, José Maria Guerra, a Mobilização foi convocada pela COE pela para reforçar a mesa de negociação com a Direção Nacional do Banco, que acontece hoje também, na sede do Bradesco, em Osasco/SP. “O banco demite e não contrata, e isso leva a precarização das condições de trabalho e de atendimento. Infelizmente, o Bradesco não Cumpre com a sua responsabilidade social, e demite mesmo tendo lucros. Esse é o jeito do Bradesco de ajudar o país”, afirma.

Para o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, o Bradesco não tem motivo nenhum para enxugar seu quadro funcional, que será um dos maiores bancos privados com a incorporação do HSBC e que mesmo com a aquisição continua acumulando lucro ano após ano. ”O sindicato está preocupado com a redução dos postos de trabalho, por isso está nas ruas denunciando essa prática nefasta Bradesco. Não podemos aceitar que este banco que lucra bilhões demita pais e mães de famílias”, criticou. 

O presidente do Seeb/MT também chamou a atenção da população para os projetos que tramitam no Congresso Nacional retirando direitos sociais e trabalhistas. “Temos que ficar atentos e permanecer mobilizado diante das atrocidades que os deputados e senadores querem fazer. Não iremos permitir nenhuma retirada de direitos e precisamos fincar o pé para não retroceder em nossos direitos”, completou.

O vereador e bancário, Arilson da Silva, lembrou que o Bradesco só adotou as medidas de segurança após a lei de segurança bancária, de sua autoria, foi aprovada  para exemplificar que a única preocupação do banco é com o Lucro e não com seus funcionários e clientes.

Durante a manifestação do Sindicato dos Bancários muitos aposentados fizeram questão de reclamar da precarização do atendimento do banco, especialmente, aos aposentados.

 

DEMISSÕES X LUCRO

O Bradesco, entre os meses de janeiro a março de 2016, já cortou 1.466 postos de trabalho em todo o Brasil. Só em Cuiabá, foram demitidos 25 empregados.  Mas, no mesmo período, o banco obteve  um lucro líquido de R$ 4,113 bilhões.

Em apenas um ano, de março de 2015 a março de 2016, foram 3.581 postos de trabalho fechados no segundo maior banco privado do país. Os cortes se justificam menos ainda quando se leva em conta que apenas com a receita de prestação de serviços e tarifas o banco cobre 137,1% de suas despesas de pessoal.

 

Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da redação


Notícias Relacionadas