Notícias

home » notícias

12 de Junho de 2018 às 09:39

Bancários de Brasília ratificam minuta de reivindicações que será entregue à Fenaban


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Em assembleia geral realizada na noite desta segunda-feira 11, na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, os bancários de Brasília ratificaram a minuta de pré-acordo e a minuta geral de reivindicações da categoria aprovada pelos delegados e delegadas da 20ª Conferência Nacional, que ocorreu entre os dias 8 e 10, em São Paulo. Os trabalhadores também referendaram as pautas específicas definidas nos congressos nacionais dos funcionários do Banco do Brasil e dos empregados da Caixa Econômica Federal para a Campanha Nacional Unificada 2018, que tem como mote "Todos por Tudo - Resistir e vencer".

"A assembleia desta segunda-feira atende ao que determina a legislação. Agora faremos a entrega das reivindicações à Fenaban, ao BB e à Caixa e daremos início às negociações no dia 28 de junho", avisa o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, convocando mais uma vez os bancários a se mobilizarem para a Campanha deste ano. 

A entrega de todas as minutas aos bancos está marcada para esta quarta-feira (13), na capital paulista, obedecendo à antecipação do calendário da Campanha estabelecida pelo Comando Nacional dos Bancários em virtude da complexa conjuntura política e econômica pela qual o país atravessa. A data-base dos bancários é 1º de setembro.

Entre as principais demandas da pauta geral elaborada pela categoria, documento que será entregue à federação dos bancos (Fenaban), estão aumento real de salário e das demais verbas (composto pela variação da inflação do período mais 5%); defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com todos os direitos; manutenção da mesa única de negociação entre bancos públicos e privados; e garantia dos empregos, com o fim das demissões em massa, além da defesa dos bancos públicos e da democracia.

Seminário dos bancários do BRB

A pauta específica de reivindicações dos bancários do BRB para a Campanha deste ano será debatida aprovada no próximo dia 19, no Seminário de Delegados Sindicais da instituição.

Renato Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas