Notícias

home » notícias

20 de Maio de 2016 às 11:11

Bancários Acreanos realizam III Congresso e VI Encontro Formação Sindical


Crédito: SEEB/Acre

Rio Branco AC - Dias 19 e 20 de maio, no auditório do Holiday Inn, o Sindicato dos Bancários do Acre estará realizando III Congresso dos Bancários do Acre e VI Encontro de Formação Sindical 2016. A atividade contará com a participação de 40 delegados/suplentes da capital e demais municípios acreanos. O evento faz parte da política de formação de novas lideranças sindicais para embate futuros: como campanha salarial e outras demandas de interesses dos associados.

Na abertura do evento participaram a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-AC), professora Rosana Nascimento, o professor Sávio Maia (Presidente da ADUFAC), Cleiton dos Santos (Representante da Fetec/CN) e Ary Vanazzi (CUT Nacional).

A abertura do evento ocorreu às 8h desta quinta-feira, no auditório do Holiday Inn. Na sequência, as atividades para formação de novas lideranças sindicais será iniciada.

Entre os palestrantes do primeiro dia de evento aparecem o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, e os professor universitário Sávio Maia (ADUFAC). De acordo com o diretor de formação sindical Eudo Rafael, o trio irá abordar o tema “Movimento Sindical e os novos desafios diante da crise econômica e política” e “Fortalecimento dos movimentos sociais e ocupação dos espaços políticos”.

No segundo dia de evento (20/5), o espaço será aberto ao departamento jurídico do Sindicato dos Bancários do Acre. O debate será em torno do Direito do Trabalhador (ações judiciais) com a palestra ficando a cargo da doutora Flaviana Moreira.

No período da tarde, a partir das 14h, ocorre os Congressos de Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia para construção de propostas para os congressos nacionais. O intermediador dos debates será o Eloy Natan, presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão.

Conforme a programação, a apresentação de tese para os congressos começa a partir das 16h. Logo depois, ocorre a escolha de delegados para os congressos nacionais dos bancos públicos.

O último tema do evento será a assembleia de deliberação, aprovação ou rejeição de ação judicial coletiva contra BB e Caixa, onde irá pleitear a incorporação de VERBA DE QUEBRA DE CAIXA para os funcionários/empregados.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, o evento é uma ferramenta importante para formação de novas lideranças sindicais bancárias.

– Este tipo de encontro do Sindicato com os delegados sindicais é imprescindível para a inclusão dos trabalhadores nas ações sindicais e para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante, comenta o presidente Edmar Batistela.

 

Fonte: SEEB/Acre - Da redação

 



Notícias Relacionadas