Notícias

home » notícias

31 de Julho de 2020 às 19:00

Assista agora ao vivo: Fetec-CUT/CN participa de live em defesa dos índios Xavante

Indígena Crisanto Rudzo, o presidente da Federação Cleiton dos Santos, o médico Dráuzio Varella, a atriz Lucélia Santos e o ambientalista Márcio Santilli falam da ameaça da Covid-19 e da campanha SOS Xavante


O presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos, participa como mediador nesta sexta-feira 31, das 20h às 22h30 de Brasília, de transmissão ao vivo da campanha A'uwe Tsari - S.O.S. Xavante, que terá o médico Dráuzio Varella, a atriz Lucélia Santos, o ambientalista Márcio Santilli e o líder indígena Crisanto Rudzo. A live será no canal facebook.com/xapuri.info e também terá como mediadora a líder Xavante Ana Paula Sabino.

Assista aqui ao vivo.

A Campanha A'uwe Tsari - S.O.S. Xavante é uma iniciativa da Fetec-CUT/CN e do Sindicato de Brasília, em parceria com a Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), com o Condisi Xavante (Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante), Expedicionários da Saúde, Operação Amazônia Nativa (Opan), The Nature Conservancy Brasil e Revista Xapuri.

“A pandemia da Covid-19 está ameaçando um verdadeiro genocídio dos povos indígenas. Até esta sexta-feira 21.217 indígenas haviam sido contaminados em 145 nações diferentes, com 612 mortes. O povo Xavante, que vive cercado pelo agronegócio no Mato Grosso, é um dos mais vulneráveis ao vírus, por isso priorizamos a campanha para salvar suas vidas”, afirma Cleiton dos Santos.

Até esta sexta 31 a campanha já havia arrecadado R$ 208.710, o que representa 83,48% do objetivo inicial, que é captar R$ 250 mil para garantir material sanitário e segurança alimentar, de forma que os Xavante possam manter o isolamento em suas aldeias. Quando o objetivo for alcançado, a campanha se estenderá a outras nações indígenas.

As contribuições para a campanha hoje podem ser feitas pela página https://www.captar.info/campanha/sosxavante/.

“O governo é totalmente omisso diante da tragédia dos povos indígenas. Juntos, podemos salvar essas vidas. E precisamos agir rápido”, convoca o presidente da Fetec-CUT/CN.


Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas