Notícias

home » notícias

25 de Março de 2020 às 09:15

Após pedido do sindicato, cidades do interior do MS suspendem atendimento dos bancos


A exemplo de Campo Grande, as prefeituras de Jardim, Miranda e Aquidauana publicaram decretos suspendendo os atendimentos presenciais nas agências bancárias como forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus. As medidas foram tomadas após solicitação do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região.

Por representar bancários de 27 municípios de Mato Grosso do Sul, o SEEBCG-MS encaminhou ofícios para prefeituras municipais das cidades do interior que compõem a base do sindicato  e para o Governo do Estado solicitando a suspensão do atendimento ao público das agências bancárias.

“Muitas pessoas ainda continuam indo nas agências, se aglomerando. Com isso, os bancários e as agências podem ser agentes transmissores do coronavírus, por isso, solicitamos a suspensão do atendimento presencial”, comenta Neide Rodrigues, presidente do sindicato.

Neide ainda orienta que a população utilize os canais digitais e os caixas eletrônicos, e que o atendimento presencial seja realizado apenas para casos excepcionais e com agendamentos.

Leia também

Coronavírus: Comando cobra restrição do atendimento presencial nos bancos e recusa aplicação da MP 927

Sindicato suspende atendimento presencial por conta do coronavírus

Em Aquidauana, de acordo com o Decreto Municipal nº 040/2020, o atendimento presencial ao público fica suspenso de 24 de março a 07 de abril. E segundo o artigo 6º, os bancos precisam atender serviços inadiáveis e/ou urgentes, como: saque do INSS, do seguro-desemprego e de benefícios sociais sem cartão; saque do PIS, PASEP e FGTS sem cartão, bem como confecção e desbloqueio de senhas; desbloqueio de senhas e cartões de contas.

 Já na cidade de Miranda, o Decreto n° 2799/2020 suspende os atendimentos presenciais no período de 23 de março a 06 de abril de 2020, e que as “instituições bancárias deverão manter nesse período os caixas eletrônicos abastecidos e em funcionamento, dispondo no local álcool gel para os clientes”.

Em Jardim, o Decreto 033/2020 autoriza o contingenciamento nas agências bancárias, lotéricas e correspondentes bancários. Segundo o decreto, nesses estabelecimentos, o atendimento será apenas de 4 pessoas por vez, por operador de caixa disponível.

Campo Grande

Na capital sul-mato-grossense, após pedido do sindicato, a Prefeitura Municipal suspendeu o atendimento presencial ao público em agências bancárias, por meio do Decreto nº 14.200, publicado na última sexta-feira (20). A suspensão será no período de 21 de março a 5 de abril de 2020.

“O que queremos é proteger a população, seja ela bancária ou cliente. Precisamos nos isolar, ficar em casa, para quebrar a cadeia de transmissão do vírus. São medidas duras, mas necessárias para preservar e salvar vidas”, ressalta a presidente do SEEBCG-MS.

Por: Tatiana Martins/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS


Notícias Relacionadas