Notícias

home » notícias

24 de Maio de 2018 às 11:26

Aliança Nacional LGBTI e a Rede GayLatino lançam o Manual de Comunicação LGBTI+


Crédito: Reprodução

Aliança Nacional LGBTI+ e Rede GayLatino estão divulgando o novo Manual de Comunicação LGBTI+. Destinado aos meios de comunicação, jornalistas e estudantes da área, o manual tem como proposta incentivar a substituição do preconceito por informação correta.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apoiou a edição da nova versão do Manual de Comunicação LGBT+. O diretor do Departamento de Educação da FENAJ, Rafael Mesquita, que também é secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, participou da revisão da publicação.

O Sindicato dos Jornalistas do Paraná sediou o lançamento em Curitiba, ocorrido dia 21. O manual também já foi lançado em Brasília, dia 16, e em São Paulo, ontem, 22. O Sindicato do Ceará vai sediar o lançamento no estado, em junho, quando também será ofertado o curso “Comunicação e direitos LGBTI+”.

O objetivo do Manual LGBTI+ é contribuir para um jornalismo inclusivo. A primeira parte da publicação contém definições, conceitos e fenômenos acerca das pessoas LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras identidades de gênero e sexualidade não contempladas na atual sigla adotada, representadas pelo “+”).

Em seguida, o manual traz alguns dos principais pontos históricos envolvendo a população LGBTI+, inclusive os avanços mais recentes em termos de reconhecimento dos direitos desta população no Brasil e no mundo, bem como considerações sobre as lacunas ainda existentes para o alcance da cidadania plena.
O novo manual também informa sobre termos a serem evitados em comunicações sobre o tema LGBTI+, assim como pautas que podem ser de interesse de profissionais dessa área.

Foram aproximadamente 300 sugestões e colaborações de especialistas, militantes, ativistas, associados das organizações envolvidas, autoridades públicas, professores, estudantes e profissionais da Comunicação, através de uma consulta pública com duração de dois meses.

Inspirado em manuais de comunicação LGBTI+ de organizações como a SOMOSGAY (Paraguai), a Colômbia Diversa (Colômbia), a GLAAD (Estados Unidos) e a ABGLT (Brasil), a obra fornece informações práticas para consultas rápidas.

O manual é uma obra aberta a sugestões de melhoria, inclusão ou exclusão de texto, bem como críticas, podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] para análise pelo Grupo de Trabalho e incorporação nas próximas edições.

> Para baixar o manual, clique aqui. 

Fonte: Boletim FENAJ com informações da Aliança Nacional LGBTI
 


Notícias Relacionadas