Notícias

home » notícias

29 de Junho de 2016 às 06:24

Advogados fazem esclarecimentos sobre ações judiciais de interesse de trabalhadores


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - A programação da parte da manhã do primeiro dia do 24º Encontro Estadual dos Bancários e Cooperativários de Rondônia, realizado nos dias 25 e 26 de junho, em Ji-Paraná, contou com a participação dos advogados Elton Assis e Derivaldo Júnior, do Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados, que respondem pelas ações judiciais impetradas pelo Sindicato.

Na palestra, os advogados trataram de temas como:

* 7ª E 8ª horas - em que alguns trabalhadores estão sendo submetidos a fazer uma jornada de trabalho de oito horas, quando na verdade deveria ser de apenas seis horas, e o Escritório entrou com ações judiciais para reverter este quadro e garantir o ressarcimento dessas duas horas excedentes já trabalhadas.

* Gratificações recebidas a um longo tempo - em que o bancário tem direito à incorporação destas gratificações nos salários, ou seja, quando o trabalhador que receba gratificações, mesmo que em funções diversas, por mais de 10 anos, tem o direito à incorporação.

* Quebra de caixa - onde os caixas estão recebendo gratificação de função para exercer a função de caixa, mas não recebe a rubrica ‘quebra de caixa’. São duas coisas distintas: uma decorre da responsabilidade do exercício do cargo e a outra para repor eventuais diferenças do caixa.

Dr. Elton e Dr. Júnior fizeram ainda breves considerações sobre assédio moral, doenças ocupacionais (LER/Dort) e responderam aos questionamentos sobre situação dos bancários portadores de doenças ocupacionais e que conseguiram reintegração ao emprego e hoje sofrem com discriminação e estagnação na carreira, com o fim de qualquer chance de promoções ou avanços no local de trabalho,

“O nosso Escritório está à disposição de todos os bancários e todos os filiados representados pelo Sindicato, para esclarecer todas as dúvidas, ajuizar as ações de interesse da categoria e continuar a ajudar a entidade sindical na defesa dos trabalhadores”, destacou Elton Assis.

 

O ENCONTRO

“Temos que parabenizar a diretoria do Sindicato pela realização deste evento, pois é de extrema importância reunir os trabalhadores e passar a eles o atual cenário que nós estamos vivenciando, principalmente neste momento onde os direitos do trabalhador estão sendo questionados. Correntes políticas, com discursos disfarçados de mudanças para melhorar, estão tentando trazer de volta o tempo da flexibilização dos direitos trabalhistas. E o Sindicato, como sempre fazendo jus à sua história, tem atuado no sentido de conscientizar os trabalhadores de que tem que estar mobilizados para não permitir esse tipo de retrocesso”, concluiu Elton.

 

Fonte: SEEB-RO

Notícias Relacionadas