Notícias

home » notícias

28 de Junho de 2016 às 06:40

11ª Conferência aprova reivindicações e estratégias para Campanha 2016


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - Bancários e bancárias representantes de todas as regiões do estado participaram no último sábado (25), na sede do Sindicato dos Bancários do Pará, da 11ª Conferência Estadual, a qual debateu e aprovou propostas e estratégias de organização e luta para a Campanha Nacional 2016, as quais serão submetidas à 18ª Conferência Nacional da categoria, que será realizada de 29 a 31 de julho, em São Paulo.

Dentre as propostas aprovadas estão a reivindicação de índice de reajuste salarial de inflação + 10% de ganho real, Piso Salarial do DIEESE, ampliação das contratações nos bancos públicos e privados, fim das demissões, abertura de novas agências, ampliação dos investimentos em segurança, em atendimento à saúde, melhorias nas condições de trabalho, isonomia e igualdade de oportunidades, dentre outros pontos.

11ª-ConfBancáriaPA.2A edição desse ano contou com a participação de Miguel Rossetto, ex-vice governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro nos governos Lula e Dilma. Ele falou sobre a conjuntura política e econômica do país e sobre o papel de vanguarda da categoria bancária no atual contexto de defesa de direitos da classe trabalhadora, sobretudo diante das pautas ultraconservadoras que tramitam no Congresso Federal, como as terceirizações, privatizações de empresas e bancos públicos, fim da CLT, reforma previdenciária com idade mínima para aposentadoria, fundos de pensões sem representatividade dos trabalhadores, dentre outros projetos.

Além de Rossetto, a 11ª Conferência Bancária do Pará contou com a participação do médico do trabalho e atual superintendente regional do INSS, Márcio Maués, e teve a presença da deputada estadual Regina Barata, do economista e ex-deputado federal Claudio Puty e da ex-governadora do Pará e bancária aposentada do Banco do Brasil, Ana Julia Carepa, todos do PT.

A atividade também contou com a feira de artesanatos de mulheres da economia solidária feminista, e com o Espaço Criança.

Construção da minuta

Após a mesa de conjuntura os participantes da Conferência dividiram-se em 4 grupos de trabalho: Emprego, Remuneração, Saúde e Condições de Trabalho, e Segurança Bancária, onde discutiram a minuta geral de reivindicações e apresentaram propostas para a Campanha Nacional desse ano, as quais foram apresentadas e aprovadas na plenária final.

Além das propostas para a minuta, a plenária final também aprovou bandeiras de lutas gerais para a categoria, dentre elas o Fora Temer e a defesa da democracia e dos bancos públicos.

Conferência Nacional

11ª-ConfBancáriaPA.5A plenária final do evento elegeu por unanimidade a delegação paraense que irá defender as propostas locais na 18ª Conferência Nacional, que ocorrerá no final de julho, em São Paulo. A delegação eleita obedece aos critérios CUTistas de representação de gênero.

Delegados Sindicais

11ª-ConfBancáriaPA.6Ao final do evento, os representantes sindicais de base eleitos para o período 2016-2017 no Banco do Brasil, Caixa, Banco da Amazônia e Banpará, foram empossados e receberam seus certificados.

“Fizemos debates de muita qualidade, avaliamos os cenários difíceis que teremos nessa Campanha Nacional e, acima de tudo, reafirmamos a necessidade de engajamento de bancário e bancária na construção dessa campanha, pois precisaremos de muita unidade, mobilização e disposição para enfrentar a ganância dos banqueiros e garantir mais conquistas. Acreditamos no poder de organização da nossa categoria em busca de novas conquistas. Vamos à luta”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

 

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas