Notícias

home » notícias

16 de Março de 2024 às 08:01

Sindicato realiza palestra sobre conquistas das mulheres na categoria bancária no dia 19


Na próxima terça-feira, 19, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região irá promover uma palestra sobre as principais conquistas da categoria em prol das bancárias e a realidade das mulheres no país e a violência vivida por elas. O evento será a partir das 18h30, na sede do sindicato, em Campo Grande.

Aqueles que não puderem estar presentes, poderão acompanhar o evento ao vivo pelo canal do sindicato no InstagramFacebook YouTube

A palestrante será a bancária Fernanda Lopes, que é secretária da Mulher da Contraf-CUT, coordenadora da Rede Uni Mulheres Brasil e coordenadora da Comissão em Empresas do Banco do Brasil.

Nos últimos 20 anos, a categoria bancária, através das entidades sindicais, conquistou diversas garantias para as mulheres na Convenção Coletiva de Trabalho, como: 

  • 2000: inclusão do tema igualdade de oportunidade nas mesas de negociação;

  • 2009: licença-maternidade de 180 dias e extensão de direitos aos casais homoafetivos;

  • 2010: inclusão da cláusula que criou o programa de combate ao assédio moral;

  • 2016: licença-paternidade de 20 dias;

  • 2020: programa de prevenção à violência doméstica e familiar contra bancárias, incluindo a criação de canais de acolhimento, orientação e auxílio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar;

  • 2022: cláusula que criou o programa de combate ao assédio sexual.

Projeto Basta!

Em 2019, a categoria também criou o projeto “Basta! Não irão nos calar!”, que oferece atendimento humanizado e orientação jurídica às mulheres trabalhadoras do ramo financeiro em situação de violência doméstica e assédio sexual.Atualmente, o programa já é realizado por sindicatos espalhados nas cinco regiões do país, que representam trabalhadoras de 357 cidades.

Desde 2019, o programa já atendeu 413 mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar. Deste total, foram geradas 198 medidas protetivas de urgência, com base na Lei Maria da Penha.

Após a palestra, haverá coquetel. 

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


Notícias Relacionadas