Notícias

home » notícias

7 de Março de 2024 às 18:47

Dia da Mulher: SEEB-MT homenageia bancárias de MT com visitas e diálogo nas agências


A mulher é a representação de luta e resistência quando o assunto são direitos e valorização, e para homenagear as mulheres bancárias de toda base sindical, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizará visitas durante o mês de março para dialogar com as trabalhadoras nas agências de Mato Grosso. O objetivo é celebrar o dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. 

Para as bancárias sindicalizadas, haverá entrega de presente para reforçar a importância de comemorar o dia internacional e reforçar a luta por respeito e valorização. A secretária de Assuntos da Mulher do SEEB-MT, Leonice de Souza, afirma que inúmeros são os desafios que as mulheres enfrentam para manter suas conquistas e muitos aspectos ainda precisam ser garantidos como igualdade de oportunidade e fim dos assédios nos bancos. “O Sindicato faz questão de ir às agências para reforçar a importância das mulheres na caminhada sindical e na luta por valorização. Parabéns! ”. 

Muito a conquistar - Foi através da democracia que conseguimos avançar e reduzir a discriminação contra as mulheres. Entretanto, ainda há muito mais por fazer. A obtenção da igualdade exige propostas e ações concretas. No caso trabalhista, é necessário corrigir as discriminações salariais, impedir que a maternidade se torne um obstáculo para a ascensão, evitar os guetos de trabalhos feminizados, precários e mal pagos, e incentivar as licenças por paternidade. Tudo isso exige novas normas, melhores controles, mais transparência, políticas que ajudem a obter a paridade nos cargos de direção, bem como a obrigatoriedade de realizar auditorias salariais e desenvolver planos de igualdade e boas práticas nas empresas.

Dados - Na categoria bancária, as mulheres ocupam 49% do total de postos de trabalho e recebem, em média, salários 23% menores que os dos homens. Essa realidade é ainda mais injusta quando se observa que as mulheres bancárias têm escolaridade maior que a dos bancários. 78% das bancárias têm nível superior completo, enquanto entre os homens esse percentual cai para 73%. 

Avanço em 2023: Governo nomeia duas mulheres para comandar a Caixa e BB. Após luta histórica dos trabalhadores para estabelecer a igualdade de oportunidades na categoria bancária, tivemos grandes avanços em 2023. O novo governo, ao nomear duas mulheres à frente do Banco do Brasil e Caixa, bancos importantíssimos para o Brasil, reforça também nossa luta de combate ao preconceito e demonstra que estamos no caminho correto para mudança de paradigma.
HISTÓRIA - O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial.
Em 8 de março de 1917, trabalhadoras russas do setor de tecelagem entraram em greve e pediram apoio aos metalúrgicos. Como esta teria sido uma greve espontânea, não organizada, é considerada o primeiro momento da Revolução de Outubro. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.

Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na década de 60, o 8 de Março foi sendo constantemente escolhido como o dia comemorativo da mulher e se consagrou nas décadas seguintes. A Organização das Nações Unidas designou 1975 como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

 


Notícias Relacionadas