Notícias

home » notícias

13 de Dezembro de 2020 às 20:00

Aula do sociólogo Jessé Souza encerra curso de formação da Fetec-CUT/CN nesta quinta 17, baseado no livro 'A Elite do Atraso'

Palestra será transmitida pela plataforma Zoom, às 17h, e está aberta à participação dos bancários mediante inscrição prévia


O terceiro curso de formação de dirigentes da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) será encerrado na quinta-feira 17 de dezembro, às 17h (horário de Brasília), com uma aula do sociólogo Jessé Souza, autor do livro A Elite do Atraso - Da escravidão a Bolsonaro – o tema do curso. A Fetec-CUT/CN convida os bancários a assistirem à palestra, que será seguida de debate.

A transmissão será realizada pela plataforma Zoom. Para receber o link os interessados em participar devem enviar nome, e-mail e celular para o whatsapp (65) 99241.5863. 

“A Fetec Centro Norte vem consolidando sua política de formação dos dirigentes sindicais. Esse curso sobre o livro ‘A Elite do Atraso’, de Jessé Souza, é mais uma iniciativa nesse sentido da Secretaria de Formação”, afirma o secretário José Wilson. Jessé Souza é ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor da.

“No livro o autor trata com incrível lucidez das mazelas na formação da sociedade brasileira, dando ênfase às sequelas provocadas pelos mais de três séculos de escravidão e exploração do nosso povo, pela elite financeira e seus capatazes modernos, como a mídia”, acrescenta o secretário de Formação da Fetec-CUT/CN.

Ex-presidente do Ipea entre 2015 e 2016, Jessé Souza é doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e autor de 27 livros, entre eles “A Ralé Brasileira”, “A Radiografia do Golpe” e “A Classe Média no Espelho”.

Os cursos de formação da Fetec-CUT/CN têm a coordenação pedagógica de Jéter Gomes. O primeiro curso, realizado no segundo semestre do ano passado, foi baseado no livro A Era do Capital Improdutivo, do economista Ladislau Dowbor, da PUC-SP. O segundo teve como base a obra “Guerras Híbridas-Das revoluções coloridas aos golpes”, de Andrew Korybko. Ministrado no primeiro semestre deste ano, terminou no dia 25 de junho, com uma palestra de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete do presidente Lula e ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República na gestão Dilma Rousseff.

Sinopse do livro

Em A Elite do Atraso – Da Escravidão à Bolsonaro, o sociólogo Jessé Souza quer fazer o que, em sua opinião, nenhum intelectual da esquerda jamais fez: explicar o Brasil desde o ano zero.

Isso porque se ideias antigas nos legaram o tema da corrupção como grande problema nacional - conforme defende no livro -, só mesmo novas concepções sobre o país e seu povo poderiam explicar, de uma vez por todas, que as raízes da desigualdade brasileira não estão na herança de um Estado corrupto, mas na escravidão.

O autor escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão. Esse é o pilar de sustentação de nossa elite, a Elite do Atraso. Ele apresenta uma obra surpreendente, forte, inovadora e crítica na essência, com um texto aguerrido e acessível.

A primeira versão do livro, publicado em 2017, se chamava A Elite do Atraso - Da escravidão à Lava-Jato. Na nova versão, Jessé acrescentou os acontecimentos mais recentes, até o governo Bolsonaro.

Para saber mais sobre o livro, leia aqui entrevista concedida por Jessé Souza à revista Cult quando o livro foi lançado, em 2017.


Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas