Notícias

home » notícias

26 de Fevereiro de 2024 às 08:23

Fetec-CUT/CN organiza curso de formação aos diretores do Sindicato de Ponta Porã (MS)


A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) e o Sindicato de Ponta Porã (MS) realizaram neste sábado 24 e domingo 25 o Curso História do Movimento Operário, Concepções e Estruturas Sindicais no Brasil. A nova diretoria do Sindicato de Ponta Porã foi eleita em julho do ano passado.

“Acreditamos que esse processo de formação sindical e política é imprescindível para os dirigentes. Precisamos estar plenamente capacitados para enfrentar os desafios que nós temos na categoria bancária e na sociedade. Acreditamos que por esse processo de formação e aprendizado e troca de experiências vamos evoluir e estaremos preparados para enfrentar os desafios que nós temos”, avaliou ao final do curso o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva.

“Neste encontro os diretores e diretoras do sindicato de Ponta Porã tiveram a oportunidade de conhecer a história de organização e luta d@s trabalhador@s. Há mais de uma década já havia movimento d@s bancári@s na região que buscavam mudanças para sindicato”, acrescentou Cleiton, que participou do curso, que teve a coordenação do assessor de Formação da Fetec-CUT/CN, Jeter Gomes.

Além de Cleiton e das diretoras e diretores da nova gestão do sindicato (2023-2027), o curso contou com a participação dos diretores do Seeb Dourados Raul Verão (presidente em exercício), Edson Rigone (secretário-geral) e Janes Estigarribia (diretor de Saúde).

O curso teve a seguinte programação:

1ª Parte – Breve histórico do Movimento Operário no Brasil.
- A transição do fim da escravidão para o trabalho assalariado.
- Início do Século 20: a influência do anarquismo e do comunismo no sindicalismo brasileiro.
- Getúlio Vargas e a CLT.
- O Golpe de 64 e a repressão ao sindicalismo.
- A resistência à Ditadura e à repressão.
- O Novo Sindicalismo e a criação da CUT.

2ª Parte – Concepções e estruturas sindicais no Brasil.
- Vargas e a CLT: a inspiração fascista.
- O controle do Estado sobre os sindicatos.
- A proposta da CUT: liberdade e autonomia sindical
- A Reforma Trabalhista do governo Temer.
- O debate atual sobre uma nova Reforma Trabalhista.

 

 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas